Repository logo
 
Publication

Entre a rotina e as crenças de auto eficácia : fatores de otimização do estudo da técnica de viola de arco em alunos dos 2º e 3º ciclos

datacite.subject.fosDomínio/Área Científica : Humanidadespt_PT
dc.contributor.advisorPinho, José Francisco Bastos Dias de
dc.contributor.authorOshiro, Marlon Caio Shiguemi
dc.date.accessioned2018-07-17T19:56:07Z
dc.date.available2018-07-17T19:56:07Z
dc.date.issued2018
dc.date.submitted2018
dc.descriptionRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino da Música – Instrumento e Música de Conjunto.
dc.description.abstractA presente dissertação será composta por duas partes. Na primeira é apresentado um relatório produzido dentro do contexto da unidade curricular da Prática de Supervisão Pedagógica e expõe uma análise das metodologias e procedimentos utilizados na amostra e um aluno de viola de arco e em uma orquestra de cordas. A segunda parte é constituída por uma investigação em alunos de viola de arco. Nesta pesquisa será tratada a importância e o equilíbrio entre a rotina e as crenças de auto eficácia para otimizar o desenvolvimento técnico de um aluno na viola de arco. Tendo em conta o processo usual de ensino de viola arco em Portugal para o Ensino Básico (mais especificamente 2º e 3º Ciclos), nota-se que existe uma valorização de conceitos conservadores de ensino, que baseia-se muito mais na técnica formal do que no seu contexto social-cognitivo. Para isso, esta investigação tem por objetivo verificar as contribuições que cada fator implica para o progresso musical de um aluno e, além disso, de que forma elas dialogam entre si. Dentro deste contexto, será abordado de que forma as origens das crenças de auto eficácia (experiências de êxito, experiências vicariantes, persuasão verbal e estados fisiológicos) e as suas consequências (desempenho e auto-avaliação) podem influenciar a abordagem da rotina de estudo da viola de arco.pt_PT
dc.description.abstractAbstract : This essay is divided in two parts. In the first part is presented a report produced in the context of the curricular unit Supervised Teaching Practice and exposes an analysis of the methodologies and procedures in a study sample of a viola student and a string orchestra. The second part is constituted by an investigation in viola students. This research will approach the importance and the balance between the routine and the self efficacy beliefs to optimize the technical development of a viola student. Considering the regular procedure of the viola teaching in Portugal in the Junior School, it is perceptible the overvaluation of the conservative concepts of education, based more on the formal technique than the student’s social cognitive context. For this reason, this study will delve into the contributions that each of these elements imply for the musical progress of the student and, besides that, how they dialogue. In this context, it will be stated how the sources of the self efficacy beliefs (mastery experience, vicarious experience, social persuasion and physiological states) and its consequences (performance and self evaluation) can influence the approach of the viola study routine.pt_PT
dc.identifier.tid201952785
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/6145
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectViola de arcopt_PT
dc.subjectRotinapt_PT
dc.subjectCrenças de auto eficáciapt_PT
dc.subjectAuto regulaçãopt_PT
dc.subjectMotivaçãopt_PT
dc.subjectRoutinept_PT
dc.subjectSelf efficacy beliefspt_PT
dc.subjectSelf regulationpt_PT
dc.subjectMotivationpt_PT
dc.titleEntre a rotina e as crenças de auto eficácia : fatores de otimização do estudo da técnica de viola de arco em alunos dos 2º e 3º ciclospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino da Música – Instrumento e Música de Conjunto

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Marlon Oshiro(18).pdf
Size:
4.86 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: