Repository logo
 
Publication

A criatividade no ensino de música : estratégias de desenvolvimento da criatividade nas aulas de contrabaixo

datacite.subject.fosDomínio/Área Científica : Humanidadespt_PT
dc.contributor.advisorPereira, Cristina Maria Gonçalves
dc.contributor.advisorAguiar, Adriano Augusto Martins da Rocha Oliveira
dc.contributor.authorMiranda, Júlia Manuela dos Santos
dc.date.accessioned2020-09-07T17:48:16Z
dc.date.available2020-09-07T17:48:16Z
dc.date.issued2020
dc.date.submitted2020
dc.descriptionDissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Instrumento e Música de Conjunto.
dc.description.abstractA presente obra trata-se de uma investigação-ação, cujo objetivo é precisamente melhorar a prática pedagógica, apoiando-se em ações de observação, reflexão, planificação e aplicação de novas estratégias, no contexto prático da sala de aula. Fundamentalmente, procurou-se estabelecer estratégias que permitam fomentar a criatividade no ensino de música, especificamente nas aulas de contrabaixo, num contexto de improvisação e composição em grupo. Neste sentido, explora-se igualmente a pedagogia de orientação para uma aprendizagem criativa, objetivando uma aprendizagem cada vez mais significativa e otimizada. No âmbito desta investigação criou-se o projeto Oficina de Experimentação Musical, integrado na disciplina de instrumento – contrabaixo, um espaço aberto para a prática da improvisação e composição em grupo. Acompanhou-se o processo criativo de um grupo de três alunos do 5º ano, que produziram um trio para contrabaixos intitulado Peça sobre o oceano, com três variações, e várias pequenas peças de música concreta. Durante o período de investigação foi decretado o encerramento das escolas devido à pandemia por Covid-19. Optou-se por continuar o projeto com a exploração de música concreta na tentativa de ultrapassar as dificuldades inerentes à inexistência de contrabaixos nos domicílios dos alunos. Os resultados práticos das sessões foram analisados pela perspetiva do Modelo do Desenvolvimento Musical de Swanwick e por um Teste de Pensamento Criativo de Torrance adaptado para a avaliação das ideias musicais, permitindo obter informações quanto ao desenvolvimento musical criativo dos alunos. Realizou-se também uma entrevista aos três alunos, que informou acerca do impacto das estratégias utilizadas e dos problemas que à primeira vista não eram identificáveispt_PT
dc.description.abstractAbstract : This study is an investigation-action. The main objective of which is to improve pedagogical practices, based on observations, reflexions, planning and the application of new strategies in the practical context of the classroom. In the context of group improvisation and composition, the study seeks to establish strategies that stimulate creativity in musical learning, and more specifically in double-bass classes. In this way, the pedagogical orientation for creative learning is also explored, seeking an optimised learning process which over time becomes more meaningful. Within the scope of this study the project Oficina de Experimentação Musical (Workshop of Experimental Music) was created to provide an open space in which to practice group improvisation and composition. This project was integrated into the curriculum of the double bass instrument. The creative process of a group of three students in the 5th grade was accompanied. They composed a trio for double bass titled Peça sobre o oceano with three variations, and several small concrete pieces of music. During the study period, the closing of schools due to the Covid-19 pandemic was decreed. As a result of the difficulties inherent to the absence of double-basses in the student´s homes, a new approach was adopted. The project then continued by stimulating the creative process via the exploration of concrete music. The practical results of the sessions were analysed through the perspective of the Swanwick´s Model of Musical Development and by a Test of Creative Thinking of Torrance adapted for the evaluation of musical ideas. This enabled the gathering of information about the student´s creative musical development. An interview was also conducted with each student to gather information about the impact of the strategies that were applied and the problems that were not identified in the beginning.pt_PT
dc.identifier.tid202516083
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/7231
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCriatividadept_PT
dc.subjectContrabaixopt_PT
dc.subjectEstratégias para a aprendizagem criativapt_PT
dc.subjectDesenvolvimento musicalpt_PT
dc.subjectImprovisaçãopt_PT
dc.subjectComposiçãopt_PT
dc.titleA criatividade no ensino de música : estratégias de desenvolvimento da criatividade nas aulas de contrabaixopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Música – Instrumento e Música de Conjuntopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Julia Miranda(19).pdf
Size:
3.77 MB
Format:
Adobe Portable Document Format