Repository logo
 
Publication

O design como ferramenta de gestão na indústria gráfica : caso de estudo Procer, S.A.

datacite.subject.fosDomínio/Área Científica : Humanidadespt_PT
dc.contributor.advisorNeves, João Vasco Matos
dc.contributor.authorValério, Celina Marques
dc.date.accessioned2024-02-16T17:03:27Z
dc.date.available2024-02-16T17:03:27Z
dc.date.issued2023
dc.date.submitted2023
dc.descriptionAplicação do n.º 3 do artigoº 2.º da Política de Depósito de Documentos no RCIPCB.
dc.descriptionDissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico.
dc.description.abstractO presente documento visa apresentar o trabalho realizado durante o estágio curricular ao longo de seis meses na empresa Procer S.A., distinta na área de produção gráfica e criação de espaços expositivos, localizada em Oliveira do Barro, Aveiro. A investigação baseia-se numa metodologia mista, que inclui uma componente nãointervencionista para o enquadramento teórico, incluindo a revisão da literatura, e uma componente intervencionista para a realização de estudo de caso exploratório dos projetos desenvolvidos durante o estágio. Esta investigação comprovou a relevância da Gestão de Design para a integração do Design na empresa e para a competitividade organizacional, especialmente em termos de qualidade e desenvolvimento de novos produtos, suportes de comunicação e proposição de valor. O estágio permitiu a aplicação de métodos de Gestão do Design de forma estratégica e agregou conhecimento à área. A introdução do departamento de Design na empresa pode beneficiar a qualidade e eficácia da comunicação institucional, bem como a redução de custos e rentabilização do investimento.pt_PT
dc.description.abstractAbstract : This document aims to present the work carried out during a six-month curricular internship at Procer S.A., a company specializing in graphic production and exhibition space creation, located in Oliveira do Barro, Aveiro. The research is based on a mixed methodology, which includes a non-interventionist component for the theoretical framework, including literature review, and an interventionist component for conducting an exploratory case study of the projects developed during the internship. This research has shown the relevance of Design Management for integrating Design into the company and for organizational competitiveness, especially in terms of quality, development of new products, communication media, and value proposition. The internship allowed the strategic application of Design Management methods and added knowledge to the field. The introduction of a Design department in the company can benefit the quality and effectiveness of institutional communication, as well as reducing costs and optimizing investment.pt_PT
dc.identifier.tid203532287
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/8885
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectDesign de comunicaçãopt_PT
dc.subjectGestão de designpt_PT
dc.subjectGestão do projetopt_PT
dc.subjectIndústria gráficapt_PT
dc.subjectCommunication designpt_PT
dc.subjectDesign managementpt_PT
dc.subjectProject managementpt_PT
dc.subjectGraphic industrypt_PT
dc.titleO design como ferramenta de gestão na indústria gráfica : caso de estudo Procer, S.A.pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Design Gráficopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Celina Valério(15).pdf
Size:
1.96 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: