Publication
Influxo das experiências educativas inovadoras europeias no escolanovista português Joaquim Tomás (1863-1973)
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | |
dc.contributor.author | Martins, Ernesto Candeias | |
dc.contributor.editor | Revista Cadernos Pós-Graduação (São Paulo) | |
dc.date.accessioned | 2025-07-28T11:43:50Z | |
dc.date.available | 2025-07-28T11:43:50Z | |
dc.date.issued | 2024-05-18 | |
dc.description.abstract | Estudo de natureza histórico-documental sobre o escolanovista J. Tomás, com recurso à metodologia hermenêutica na análise interpretativa às fontes (primárias, secundárias), complementada com as entrevistas a um familiar, que nos permitiram, no contexto do ambiente educativo/ensino da época, analisar o percurso de vida e de professor/inspetor do ensino primário deste admirador dos ideais da Escola Nova e das experiências escolares inovadoras na Europa. O método hermenêutico fez-nos contextualizar esta figura de pedagogo no tempo sóciohistórico e político. Norteámo-nos pelos seguintes objetivos: analisar e compreender à luz da época este pedagogo, pela autenticidade e confiabilidade documental e pela natureza da interpretação argumentativa no seio da pedagogia moderna; o ambiente educativo e as ações de J. Tomás; identificar as influências da Escola Nova neste pedagogo; valorizar esta figura pedagógica para a História da Educação em Portugal. Neste resgate da memória, quisemos aprofundar os contributos didático-pedagógicos de J. Tomás para o ensino primário e para a formação de professores. | por |
dc.description.abstract | Abstract: Study of a historical-documentary nature on Escola Nova J. Tomás, using hermeneutic methodology in the interpretation of sources (primary, secondary), complemented with interviews with a family member, which allowed us, in the context of the educational/teaching environment of the time, analyse his life path as a primary school teacher/inspector, this admirer of the ideals of the New School and innovative school experiences in Europe. The hermeneutic method made us contextualize this figure of pedagogue in socio-historical and political time. We were guided by the following objectives: to analyse, understand, in the light of the time, this pedagogue through the au-thenticity and reliability of documents and the nature of argumentative interpretation within modern pedagogy; the educational environment and the actions of J. Tomás; identify the influences of the Escola Nova on this pedagogue; value this pedagogical figure for the History of Education in Portugal. In this memory recovery we wanted to delve deeper into J. Tomás' didactic-pedagogical contributions to primary education and teacher training | eng |
dc.identifier.citation | Martins, Ernesto Candeias (2024) - Influxo das experiências educativas inovadoras europeias no escolanovista português Joaquim Tomás (1863-1973). Cadernos de Pós-graduação, São Paulo, v. 23, n. 1, p. 4-16, jan./jun. ISSN 2525-3514. https://doi.org/10.5585/cpg.v23n1.26165 | |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.5585/cpg.v23n1.26165 | |
dc.identifier.issn | 2525-3514 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/10264 | |
dc.language.iso | por | |
dc.peerreviewed | yes | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | |
dc.subject | movimento escola nova | |
dc.subject | Joaquim Tomás | |
dc.subject | ensino primário | |
dc.subject | inovação educativa | |
dc.subject | escolas europeias. | |
dc.subject | new school movement | |
dc.subject | primary school | |
dc.subject | educational innovation | |
dc.subject | european schools. | |
dc.title | Influxo das experiências educativas inovadoras europeias no escolanovista português Joaquim Tomás (1863-1973) | por |
dc.title.alternative | Influence of innovative European educational experiences in the Portuguese new school Joaquim Tomás (1863-1973) | eng |
dc.type | text | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 16 | |
oaire.citation.issue | 1 | |
oaire.citation.startPage | 4 | |
oaire.citation.title | Cadernos de Pós-Graduação - São Paulo | |
oaire.citation.volume | 23 | |
oaire.version | http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- 2024-Cadernos Pós-Graduação_v23-n1_jan-jun-InfluxoExp Educativas J TomÁS.pdf
- Size:
- 328.62 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 2.02 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: