Repository logo
 
Publication

Influxo das experiências educativas inovadoras europeias no escolanovista português Joaquim Tomás (1863-1973)

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação
dc.contributor.authorMartins, Ernesto Candeias
dc.contributor.editorRevista Cadernos Pós-Graduação (São Paulo)
dc.date.accessioned2025-07-28T11:43:50Z
dc.date.available2025-07-28T11:43:50Z
dc.date.issued2024-05-18
dc.description.abstractEstudo de natureza histórico-documental sobre o escolanovista J. Tomás, com recurso à metodologia hermenêutica na análise interpretativa às fontes (primárias, secundárias), complementada com as entrevistas a um familiar, que nos permitiram, no contexto do ambiente educativo/ensino da época, analisar o percurso de vida e de professor/inspetor do ensino primário deste admirador dos ideais da Escola Nova e das experiências escolares inovadoras na Europa. O método hermenêutico fez-nos contextualizar esta figura de pedagogo no tempo sóciohistórico e político. Norteámo-nos pelos seguintes objetivos: analisar e compreender à luz da época este pedagogo, pela autenticidade e confiabilidade documental e pela natureza da interpretação argumentativa no seio da pedagogia moderna; o ambiente educativo e as ações de J. Tomás; identificar as influências da Escola Nova neste pedagogo; valorizar esta figura pedagógica para a História da Educação em Portugal. Neste resgate da memória, quisemos aprofundar os contributos didático-pedagógicos de J. Tomás para o ensino primário e para a formação de professores.por
dc.description.abstractAbstract: Study of a historical-documentary nature on Escola Nova J. Tomás, using hermeneutic methodology in the interpretation of sources (primary, secondary), complemented with interviews with a family member, which allowed us, in the context of the educational/teaching environment of the time, analyse his life path as a primary school teacher/inspector, this admirer of the ideals of the New School and innovative school experiences in Europe. The hermeneutic method made us contextualize this figure of pedagogue in socio-historical and political time. We were guided by the following objectives: to analyse, understand, in the light of the time, this pedagogue through the au-thenticity and reliability of documents and the nature of argumentative interpretation within modern pedagogy; the educational environment and the actions of J. Tomás; identify the influences of the Escola Nova on this pedagogue; value this pedagogical figure for the History of Education in Portugal. In this memory recovery we wanted to delve deeper into J. Tomás' didactic-pedagogical contributions to primary education and teacher trainingeng
dc.identifier.citationMartins, Ernesto Candeias (2024) - Influxo das experiências educativas inovadoras europeias no escolanovista português Joaquim Tomás (1863-1973). Cadernos de Pós-graduação, São Paulo, v. 23, n. 1, p. 4-16, jan./jun. ISSN 2525-3514. https://doi.org/10.5585/cpg.v23n1.26165
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.5585/cpg.v23n1.26165
dc.identifier.issn2525-3514
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/10264
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
dc.subjectmovimento escola nova
dc.subjectJoaquim Tomás
dc.subjectensino primário
dc.subjectinovação educativa
dc.subjectescolas europeias.
dc.subjectnew school movement
dc.subjectprimary school
dc.subjecteducational innovation
dc.subjecteuropean schools.
dc.titleInfluxo das experiências educativas inovadoras europeias no escolanovista português Joaquim Tomás (1863-1973)por
dc.title.alternativeInfluence of innovative European educational experiences in the Portuguese new school Joaquim Tomás (1863-1973)eng
dc.typetext
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage16
oaire.citation.issue1
oaire.citation.startPage4
oaire.citation.titleCadernos de Pós-Graduação - São Paulo
oaire.citation.volume23
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
2024-Cadernos Pós-Graduação_v23-n1_jan-jun-InfluxoExp Educativas J TomÁS.pdf
Size:
328.62 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: