Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Videojogos e atividade física: a representação que os pais têm sobre a dicotomia

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Páginas de Livro_motri_infantil2.pdf273.22 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Tecnologias como os videojogos chamam a atenção das crianças, que jogam o jogo que querem durante o tempo que querem, sem que os pais, por vezes, se apercebam que isso acontece. Este estudo pretende analisar e interpretar a representação que os pais têm sobre o tempo de jogo em videojogos, dos seus filhos com idade de frequentar o 1.ºCiclo. Para conhecer a representação dos pais em relação ao tempo que as crianças passam a jogar videojogos durante a semana e fim de semana, em relação à importância que atribuem aos videojogos no desenvolvimento das crianças e, ainda, quanto à opção das crianças entre a prática de videojogos e a prática de atividades físicas, utilizámos um questionário. Este foi entregue a 163 pais de três escolas, com idade compreendida entre os 6 e os 10 anos. Após a análise verificou-se que apenas duas das diversas hipóteses se confirmaram, havendo diferenças estatisticamente significativas.
Some technologies such as video games, catch children’s attention, who spend some time playing them, without their parents sometimes realizing that this happens. This study aims at analyzing and interpreting the representation that primary school children’s parents have about their playing time in video games. In order to know about the representation parents have of the time their children spend playing video games during the week and on weekends, the importance they attach to video games on children’s development, and the children’s option between playing video games and doing physical activities, we used a questionnaire. This was given to 163 parents from three schools, aged between 6 and 10 years. After analysis it was found that only two of several hypotheses are confirmed statistically significant differences.

Description

Keywords

Videojogos Desenvolvimento Tempo de jogo Atividade física Video Games Development Play Time Physical Activity

Pedagogical Context

Citation

COIMBRA, Sílvia; PETRICA, João (2018) - Videojogos e atividade física: a representação que os pais têm sobre a dicotomia. In PETRICA, João [et al], ed. - Motricidade Infantil: Abordagens académicas de investigação. Idanha-a-Nova: Câmara Municipal de Idanha-a-Nova. ISBN 978-989-8936-07-3. p.91-100

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Câmara Municipal de Idanha-a-Nova