Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A importância da aplicação de ciclos de escrita no 1º Ciclo do Ensino Básico : a fase da planificação : relatório de estágio

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Binder1.pdf26.87 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O presente Relatório de Estágio foi elaborado no âmbito do cumprimento dos requisitos para o desenvolvimento e conclusão do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Castelo Branco. O período de Prática Supervisionada é um período de experiências, de procura de estratégias, de técnicas, de métodos e materiais diferenciados para que aconteça na sala de aula um efetivo processo de ensino-aprendizagem. Trata-se de uma primeira oportunidade para o acompanhamento de uma turma e da procura constante de formas para motivar os alunos, para aprender, de os orientar e, sobretudo, de nós próprios aprendermos. A investigação acontece no âmbito da Prática Supervisionada e prende-se sobretudo com a importância da aplicação de ciclos de escrita no 1º Ciclo do Ensino Básico, incidindo a análise especificamente na fase da planificação. O estudo tem por base o entendimento que os Programas de Português fazem da escrita e do que se pretende que aconteça nas escolas do 1º ciclo neste âmbito – escrita é “o resultado, dotado de significado e conforme à gramática da língua, de um processo de fixação linguística que convoca o conhecimento do sistema de representação gráfica adoptado, bem como processos cognitivos e transliguísticos complexos (planeamento, textualização, revisão, correcção e reformulação do texto) ” (2009:16). A investigação realizada tomou a forma de um estudo de caso, em que o caso é a turma onde decorreu o período de Prática Supervisionada. O ponto de partida para o estudo é a aplicação e desenvolvimento de dois ciclos de escrita completos na turma em questão. As técnicas e instrumentos de recolha de dados a que se recorre são a observação participante, pesquisa e notas de campo, registos fotográficos, entrevista, inquéritos por questionário, a produção de recursos destinados à aplicação dos ciclos de escrita e as produções textuais dos alunos. Os participantes no estudo são os alunos da turma e a professora titular da turma (professora cooperante). Os resultados do estudo permitem verificar que a fase de planificação constitui um momento de grande importância no que respeita à elaboração de um texto e que quando esta acontece com níveis de qualidade, esta terá repercussões bastante positivas na efetiva construção de um texto.

Description

Relatório de Estágio apresentado ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico.

Keywords

Aprendizagem da escrita Ciclo de escrita Planificação Unidade didática Prática supervisionada

Pedagogical Context

Citation

LEITÃO, Tânia Antunes (2012) - A importância da aplicação de ciclos de escrita no 1º Ciclo do Ensino Básico : a fase da planificação : relatório de estágio. Castelo Branco : IPCB. Castelo Branco. 223 f. Dissertação de Mestrado.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License