Publication
Os espaços educativos favorecedores da aprendizagem e o papel da cidade educadora
| dc.contributor.author | Martins, Ernesto Candeias | |
| dc.date.accessioned | 2023-11-13T12:03:07Z | |
| dc.date.available | 2023-11-13T12:03:07Z | |
| dc.date.issued | 2023 | |
| dc.description.abstract | A globalização, os novos movimentos e cívicos elencados no espaço público, a multiculturalidade e reconfiguração cultural, o crescimento das cidades como espaços interativos de (re)ações e de formação dos cidadãos fizeram emergir novos cenários para a Pedagogia (social), uma generalização do 'educativo' e processos culturais, impregnados de 'segmentos pedagógicos(Debray) que constituiu um desafio na vanguarda do processo de transformação da sociedade (Bauman). Neste sentido, acidade educadora como criativa (G. Lipovetsky) garante a inclusão social de toda a cidadania promovendo a formação ao longo da vida, práticas artísticas, sociais e culturais, que são aprendizagens (cooperativas) que implicam conhecimentos de índole ( 'smart city') geradoras da inclusão e da intergeracionalidade. A importância da educação híbrida (formal, não-formal e informal) na comunidade e/ou na cidade é uma exigência socio-histórica e um desafio para a sociedade atual, que pretende o desenvolvimento cultural e formativo dos cidadãos, recorrendo aos espaços como recetáculos (culturas, gerações e conhecimentos) no 'aprender a aprender'. É a comunidade (e a cidade) a que usa os espaços, os desenvolvedores, os converte em espaços criativos e legitimados para dar sentido à cultura e aos processos de construção das identidades. Analisamos a estruturação da comunidade, e ou a cidade, aprendizagens e novas políticas, que gera a educação da nova cultura, a cultura da nova cultura, e a contribuição das novas tecnologias. Elencamos as nossas aulas na 'cidade educadora e criativa, como projeto de futuro, nas comunidades de aprendizagem (oriundo do relatório de E. Faure), de modo a promover espaços de abertura à diversidade e à inclusão. Norteamo-nos a nossa abordagem com uma hermenêutica analítica e crítica na base dos objetivos: compreender os ambientes e/ou espaços educativos, como cenários onde nos educamos/aprendemos na comunidade e/ou a cidade (educadora); conhecer a interação da escola, como mediadora de cultura, com a comunidade e/ou cidade, na formação para a cidadania; analisar as interações dos atores da comunidade e/ou cidade como 'faróis que iluminam os espaços na participação, na gestão dos Espaços (identidades) na tríade: 'Cidade-Convivência-Educação (hibrida) e Escola'; Cidade Educadora como lugar de educação para cidadania, cuja conceção a converte num território educativo; Comunidade de Aprendizagens na relação 'Escola-Espaços-Comunidade'. | pt_PT |
| dc.description.sponsorship | Instituto Politécnico de Castelo Branco e CeiED da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias | pt_PT |
| dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
| dc.identifier.citation | MARTINS, Ernesto C. (2023) - Os espaços educativos favorecedores da aprendizagem e o papel da cidade educadora. In Cavaco, C.; Costa, F. A.; Marques, J.; Viana, J.; Marreiros, R.; Faria, A. R.; Dorotea, N; Pinhal, J. (orgs.), Espaços Educativos: Políticas, Práticas, Atores e Aprendizagens. Lisboa: Edição AFIRSE Portugal/IE-ULisboa. ISBN 978-989-8272-44-7. p. 184-191. | pt_PT |
| dc.identifier.isbn | 978-989-8272-44-7 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/8696 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
| dc.publisher | AFIRSE Portugal | pt_PT |
| dc.relation.ispartofseries | 1; | |
| dc.relation.publisherversion | E-Book on line | pt_PT |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
| dc.subject | Espaço educativo | pt_PT |
| dc.subject | Cidade educadora | pt_PT |
| dc.subject | Pedagogia social | pt_PT |
| dc.subject | Educação inclusiva | pt_PT |
| dc.subject | Inclusão social | pt_PT |
| dc.title | Os espaços educativos favorecedores da aprendizagem e o papel da cidade educadora | pt_PT |
| dc.type | book part | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
| oaire.citation.endPage | 191 | pt_PT |
| oaire.citation.issue | 1 edição | pt_PT |
| oaire.citation.startPage | 184 | pt_PT |
| oaire.citation.title | AFIRSE Portugal (Atas do XXX Congresso da AFIRSE Portuguesa | pt_PT |
| oaire.citation.volume | 1 | pt_PT |
| person.familyName | Martins | |
| person.givenName | Ernesto Candeias Martins | |
| person.identifier.orcid | 0000-0003-4841-1215 | |
| person.identifier.scopus-author-id | 47561931300 | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | bookPart | pt_PT |
| relation.isAuthorOfPublication | 0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc | |
| relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- AFIRSE 23 Portugal-Atas-EspaçosEducativos- Aprendizagem-Cidade Educadora.pdf
- Size:
- 855.5 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 2.02 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description:
