Repository logo
 
Publication

Os espaços educativos favorecedores da aprendizagem e o papel da cidade educadora

dc.contributor.authorMartins, Ernesto Candeias
dc.date.accessioned2023-11-13T12:03:07Z
dc.date.available2023-11-13T12:03:07Z
dc.date.issued2023
dc.description.abstractA globalização, os novos movimentos e cívicos elencados no espaço público, a multiculturalidade e reconfiguração cultural, o crescimento das cidades como espaços interativos de (re)ações e de formação dos cidadãos fizeram emergir novos cenários para a Pedagogia (social), uma generalização do 'educativo' e processos culturais, impregnados de 'segmentos pedagógicos(Debray) que constituiu um desafio na vanguarda do processo de transformação da sociedade (Bauman). Neste sentido, acidade educadora como criativa (G. Lipovetsky) garante a inclusão social de toda a cidadania promovendo a formação ao longo da vida, práticas artísticas, sociais e culturais, que são aprendizagens (cooperativas) que implicam conhecimentos de índole ( 'smart city') geradoras da inclusão e da intergeracionalidade. A importância da educação híbrida (formal, não-formal e informal) na comunidade e/ou na cidade é uma exigência socio-histórica e um desafio para a sociedade atual, que pretende o desenvolvimento cultural e formativo dos cidadãos, recorrendo aos espaços como recetáculos (culturas, gerações e conhecimentos) no 'aprender a aprender'. É a comunidade (e a cidade) a que usa os espaços, os desenvolvedores, os converte em espaços criativos e legitimados para dar sentido à cultura e aos processos de construção das identidades. Analisamos a estruturação da comunidade, e ou a cidade, aprendizagens e novas políticas, que gera a educação da nova cultura, a cultura da nova cultura, e a contribuição das novas tecnologias. Elencamos as nossas aulas na 'cidade educadora e criativa, como projeto de futuro, nas comunidades de aprendizagem (oriundo do relatório de E. Faure), de modo a promover espaços de abertura à diversidade e à inclusão. Norteamo-nos a nossa abordagem com uma hermenêutica analítica e crítica na base dos objetivos: compreender os ambientes e/ou espaços educativos, como cenários onde nos educamos/aprendemos na comunidade e/ou a cidade (educadora); conhecer a interação da escola, como mediadora de cultura, com a comunidade e/ou cidade, na formação para a cidadania; analisar as interações dos atores da comunidade e/ou cidade como 'faróis que iluminam os espaços na participação, na gestão dos Espaços (identidades) na tríade: 'Cidade-Convivência-Educação (hibrida) e Escola'; Cidade Educadora como lugar de educação para cidadania, cuja conceção a converte num território educativo; Comunidade de Aprendizagens na relação 'Escola-Espaços-Comunidade'.pt_PT
dc.description.sponsorshipInstituto Politécnico de Castelo Branco e CeiED da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologiaspt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMARTINS, Ernesto C. (2023) - Os espaços educativos favorecedores da aprendizagem e o papel da cidade educadora. In Cavaco, C.; Costa, F. A.; Marques, J.; Viana, J.; Marreiros, R.; Faria, A. R.; Dorotea, N; Pinhal, J. (orgs.), Espaços Educativos: Políticas, Práticas, Atores e Aprendizagens. Lisboa: Edição AFIRSE Portugal/IE-ULisboa. ISBN 978-989-8272-44-7. p. 184-191.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8272-44-7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/8696
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherAFIRSE Portugalpt_PT
dc.relation.ispartofseries1;
dc.relation.publisherversionE-Book on linept_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectEspaço educativopt_PT
dc.subjectCidade educadorapt_PT
dc.subjectPedagogia socialpt_PT
dc.subjectEducação inclusivapt_PT
dc.subjectInclusão socialpt_PT
dc.titleOs espaços educativos favorecedores da aprendizagem e o papel da cidade educadorapt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage191pt_PT
oaire.citation.issue1 ediçãopt_PT
oaire.citation.startPage184pt_PT
oaire.citation.titleAFIRSE Portugal (Atas do XXX Congresso da AFIRSE Portuguesapt_PT
oaire.citation.volume1pt_PT
person.familyNameMartins
person.givenNameErnesto Candeias Martins
person.identifier.orcid0000-0003-4841-1215
person.identifier.scopus-author-id47561931300
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
AFIRSE 23 Portugal-Atas-EspaçosEducativos- Aprendizagem-Cidade Educadora.pdf
Size:
855.5 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: