Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Problemática do ensino de trombone em alunos de iniciação

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Diogo Santos(15).pdf2.53 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O seguinte relatório de estágio está enquadrado nas unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada e Projeto de Ensino Artístico da Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Este está inserido no 2º ano do Mestrado em Ensino da Música na variante de Trombone e Música de Conjunto. A primeira fase de aprendizagem de qualquer instrumento é crucial para o aluno criar boas bases e evitar que o discente crie erros técnicos que afetem a sua evolução. O objetivo da investigação é a noção das principais dificuldades da aprendizagem do instrumento e a criação de uma série de soluções que tente colmatar as fragilidades de aprendizagem existentes. Desta forma, foi realizado uma revisão da literatura, uma investigação sobre os manuais mais conhecidos de iniciação ao trombone e um questionário a professores do instrumento de forma a perceber quais as dificuldades existentes.
Abstract : The following internship report is framed in the curricular units of Supervised Teaching Practice and Artistic Teaching Project of the Escola Superior de Artes Aplicadas of the Instituto Politécnico de Castelo Branco. This is inserted in the 2nd year of the Master in Music Teaching in the variant of Trombone and Ensemble Music. The first phase of learning any instrument is crucial for the student to create good foundations and prevent the student from creating technical errors that affect their evolution. The objective of the research is the notion of the main difficulties of learning the instrument and the creation of a series of solutions that try to overcome the existing learning weaknesses. Thus, a literature review, an investigation on the most well-known manuals of initiation to the trombone and a questionnaire to teachers of the instrument were carried out in order to understand the existing difficulties.

Description

Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Instrumento e Música de Conjunto.

Keywords

Trombone tenor Trombone alto Iniciação ao trombone Ensino de música Guia de aprendizagem Pbone Tenor trombone Alto trombone Trombone initiation Music education Learning guide

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License