Repository logo
 
Publication

Problemática do ensino de trombone em alunos de iniciação

datacite.subject.fosDomínio/Área Científica : Humanidadespt_PT
dc.contributor.advisorLadeira, Pedro Miguel Reixa
dc.contributor.advisorVilela, Alexandre José de Brito Vilela
dc.contributor.authorSantos, Diogo Patrício
dc.date.accessioned2023-10-13T11:46:10Z
dc.date.available2023-10-13T11:46:10Z
dc.date.issued2023
dc.descriptionDissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Instrumento e Música de Conjunto.
dc.description.abstractO seguinte relatório de estágio está enquadrado nas unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada e Projeto de Ensino Artístico da Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Este está inserido no 2º ano do Mestrado em Ensino da Música na variante de Trombone e Música de Conjunto. A primeira fase de aprendizagem de qualquer instrumento é crucial para o aluno criar boas bases e evitar que o discente crie erros técnicos que afetem a sua evolução. O objetivo da investigação é a noção das principais dificuldades da aprendizagem do instrumento e a criação de uma série de soluções que tente colmatar as fragilidades de aprendizagem existentes. Desta forma, foi realizado uma revisão da literatura, uma investigação sobre os manuais mais conhecidos de iniciação ao trombone e um questionário a professores do instrumento de forma a perceber quais as dificuldades existentes.pt_PT
dc.description.abstractAbstract : The following internship report is framed in the curricular units of Supervised Teaching Practice and Artistic Teaching Project of the Escola Superior de Artes Aplicadas of the Instituto Politécnico de Castelo Branco. This is inserted in the 2nd year of the Master in Music Teaching in the variant of Trombone and Ensemble Music. The first phase of learning any instrument is crucial for the student to create good foundations and prevent the student from creating technical errors that affect their evolution. The objective of the research is the notion of the main difficulties of learning the instrument and the creation of a series of solutions that try to overcome the existing learning weaknesses. Thus, a literature review, an investigation on the most well-known manuals of initiation to the trombone and a questionnaire to teachers of the instrument were carried out in order to understand the existing difficulties.pt_PT
dc.identifier.tid203363183
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/8671
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectTrombone tenorpt_PT
dc.subjectTrombone altopt_PT
dc.subjectIniciação ao trombonept_PT
dc.subjectEnsino de músicapt_PT
dc.subjectGuia de aprendizagempt_PT
dc.subjectPbonept_PT
dc.subjectTenor trombonept_PT
dc.subjectAlto trombonept_PT
dc.subjectTrombone initiationpt_PT
dc.subjectMusic educationpt_PT
dc.subjectLearning guidept_PT
dc.titleProblemática do ensino de trombone em alunos de iniciaçãopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Música – Instrumento e Música de Conjuntopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Diogo Santos(15).pdf
Size:
2.53 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: