Logo do repositório
 
A carregar...
Miniatura
Publicação

Caracterização da variação da espessura dos anéis de crescimento em Pinheiro Bravo

Utilize este identificador para referenciar este registo.
Nome:Descrição:Tamanho:Formato: 
Congressos Anjos 2005.pdf2.11 MBAdobe PDF Ver/Abrir

Orientador(es)

Resumo(s)

Com este trabalho pretende-se dar um contributo para o estudo dos factores de variação radial e axial da espessura dos anéis de crescimento de pinheiro bravo. O trabalho foi desenvolvido com base em técnicas de análise de imagem e tem como objectivo final incluir a variação dos anéis de crescimento na qualidade dos produtos finais serrados da madeira desta espécie. A informação para o estudo da variação das camadas de crescimento baseou-se numa amostra de tiras radiais e de discos nos níveis de altura 0, 5, 10, 15, 17 e 20 m de árvores de quatro estações em Portugal. A amostragem em discos permitiu a medição das camadas de crescimento em várias direcções e a posterior criação de um modelo tridimensional do tronco com base nos anéis de crescimento. A variação das camadas de crescimento foi analisada em sequência vertical, onde se analisam os anéis de crescimento em cada nível, obtendo-se assim o crescimento das árvores e quais as suas variação ao longo do tempo, e em sequência oblíqua onde se pode analisar o comportamento dos 13 anos terminais ao longo da árvore. Efectuou-se uma análise de variância para diferentes factores onde se contabilizou a percentagem de variação correspondente a cada um desses factores. Verificou-se que a maior parte da variação se deve à variação lenho juvenil/lenho adulto. O modelo tridimensional do tronco foi desenvolvido numa interface que permite observar a variação das camadas de crescimento nas diferentes secções transversais a níveis de altura especificados. De futuro este modelo será integrado na reconstrução tridimensional já desenvolvida para o Pinheiro bravo e que descreve a geometria do tronco e os anéis internos. O objectivo final será o uso da informação sobre as camadas de crescimento em programas de simulação de serração de forma a constituir mais um parâmetro de qualidade dos produtos finais.

Descrição

Comunicação apresentada no 5.º Congresso Florestal Nacional que decorreu em Viseu em Maio de 2005.

Palavras-chave

Pinheiro bravo Pinus pinaster Camadas de crescimento Sequência vertical Sequência oblíqua Modelos 3D do tronco Pinhal de Leiria

Contexto Educativo

Citação

PEREIRA, H. [et al.] (2005) - Caracterização da variação da espessura dos anéis de crescimento em Pinheiro Bravo. In Congresso Florestal Nacional, 5, Viseu - A floresta e as gentes : actas das comunicações. [S.l.] : SPCF. 12 p.

Projetos de investigação

Unidades organizacionais

Fascículo

Editora

Sociedade Portuguesa de Ciências Florestais

Licença CC