Repository logo
 
Publication

Hábil-Mente: Avaliação das potencialidades da aplicação digital Hábil como recurso didático

datacite.subject.fosHumanidades
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.authorMarques, Alexandra
dc.contributor.authorIngrês, Sónia
dc.contributor.authorRodrigues, Teresa
dc.contributor.authorGil, Henrique Manuel Pires Teixeira
dc.date.accessioned2025-11-26T12:43:13Z
dc.date.available2025-11-26T12:43:13Z
dc.date.issued2025
dc.description.abstractO desenvolvimento de competências matemáticas e linguísticas na educação pré-escolar é crucial para o sucesso académico e particularmente desafiante para crianças com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA). Este estudo investiga o impacto da aplicação digital Hábil uma ferramenta educativa no nível de envolvimento de uma criança com PEA em atividades educativas. Através de um estudo de caso e da aplicação da Escala de Envolvimento de Laevers, foram analisados quatro momentos distintos de utilização da aplicação para avaliar a participação ativa da criança. Os resultados indicam que o uso de tecnologia adaptada às necessidades específicas da criança aumenta significativamente o envolvimento e a aprendizagem significativa, reforçando a importância de práticas pedagógicas inclusivas mediadas por recursos digitais. Este estudo destaca o potencial da aplicação Hábil como uma ferramenta eficaz no apoio à educação inclusiva na Educação Pré-Escolar.por
dc.identifier.citationMARQUES, A. [et al.] (2025) - «Hábil-Mente»: Avaliação das potencialidades da aplicação digital Hábil como recurso didático. In SIIE 2025 - XXVII Simpósio Internacional de Informática Educativa, Viseu2025. p. 19-24.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/10378
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
dc.subjectAutismo
dc.subjectAplicação digital Hábil
dc.subjectEducação pré-escolar
dc.subjectInclusão
dc.subjectTecnologias de apoio
dc.titleHábil-Mente: Avaliação das potencialidades da aplicação digital Hábil como recurso didáticopor
dc.typeconference paper
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceViseu
oaire.citation.endPage24
oaire.citation.startPage19
oaire.citation.titleXXVII Simpósio Internacional de Informática Educativa
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
person.familyNameGil
person.givenNameHenrique Manuel Pires Teixeira
person.identifier.ciencia-idFD17-9B0F-0F7F
person.identifier.orcid0000-0001-9280-8872
relation.isAuthorOfPublicationfb26124a-37bf-4a25-b247-b5ebc3031799
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryfb26124a-37bf-4a25-b247-b5ebc3031799

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Artigo_Hábilmente_AM_SI_TR_HG_SIIE_2025.pdf
Size:
641.12 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: