Publication
Hábil-Mente: Avaliação das potencialidades da aplicação digital Hábil como recurso didático
| datacite.subject.fos | Humanidades | |
| datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
| dc.contributor.author | Marques, Alexandra | |
| dc.contributor.author | Ingrês, Sónia | |
| dc.contributor.author | Rodrigues, Teresa | |
| dc.contributor.author | Gil, Henrique Manuel Pires Teixeira | |
| dc.date.accessioned | 2025-11-26T12:43:13Z | |
| dc.date.available | 2025-11-26T12:43:13Z | |
| dc.date.issued | 2025 | |
| dc.description.abstract | O desenvolvimento de competências matemáticas e linguísticas na educação pré-escolar é crucial para o sucesso académico e particularmente desafiante para crianças com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA). Este estudo investiga o impacto da aplicação digital Hábil uma ferramenta educativa no nível de envolvimento de uma criança com PEA em atividades educativas. Através de um estudo de caso e da aplicação da Escala de Envolvimento de Laevers, foram analisados quatro momentos distintos de utilização da aplicação para avaliar a participação ativa da criança. Os resultados indicam que o uso de tecnologia adaptada às necessidades específicas da criança aumenta significativamente o envolvimento e a aprendizagem significativa, reforçando a importância de práticas pedagógicas inclusivas mediadas por recursos digitais. Este estudo destaca o potencial da aplicação Hábil como uma ferramenta eficaz no apoio à educação inclusiva na Educação Pré-Escolar. | por |
| dc.identifier.citation | MARQUES, A. [et al.] (2025) - «Hábil-Mente»: Avaliação das potencialidades da aplicação digital Hábil como recurso didático. In SIIE 2025 - XXVII Simpósio Internacional de Informática Educativa, Viseu2025. p. 19-24. | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/10378 | |
| dc.language.iso | por | |
| dc.peerreviewed | yes | |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | |
| dc.subject | Autismo | |
| dc.subject | Aplicação digital Hábil | |
| dc.subject | Educação pré-escolar | |
| dc.subject | Inclusão | |
| dc.subject | Tecnologias de apoio | |
| dc.title | Hábil-Mente: Avaliação das potencialidades da aplicação digital Hábil como recurso didático | por |
| dc.type | conference paper | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | Viseu | |
| oaire.citation.endPage | 24 | |
| oaire.citation.startPage | 19 | |
| oaire.citation.title | XXVII Simpósio Internacional de Informática Educativa | |
| oaire.version | http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85 | |
| person.familyName | Gil | |
| person.givenName | Henrique Manuel Pires Teixeira | |
| person.identifier.ciencia-id | FD17-9B0F-0F7F | |
| person.identifier.orcid | 0000-0001-9280-8872 | |
| relation.isAuthorOfPublication | fb26124a-37bf-4a25-b247-b5ebc3031799 | |
| relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | fb26124a-37bf-4a25-b247-b5ebc3031799 |
