Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
730.82 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Na atualidade, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) encontram-se em praticamente todas as
áreas de atividade e têm uma importância imprescindível, e assim sendo, a escola não é exceção. O relatório de estágio teve como objetivo investigar se a aplicação digital WheelDecide pode promover o trabalho colaborativo e o processo de avaliação formativa. De modo a compreender esta questão realizámos uma investigação de natureza qualitativa, optando pela investigação-ação no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada no 1.º CEB, numa turma de 2.º ano de escolaridade, com 21 alunos. De acordo com a metodologia selecionada foram utilizadas como técnicas e instrumentos de recolha de dados a observação direta/participante, as notas de campo, as entrevistas semiestruturadas à professora titular da turma e a duas docentes que lecionam no 1.º CEB, a aplicação de inquéritos por questionário aos encarregados de educação e o registo fotográfico. No decurso da investigação foram desenvolvidas cinco sessões de intervenção e no decorrer do processo foram recolhidas as diversas opiniões que permitiram realizar a triangulação dos dados obtidos, apurando-se que a utilização a WheelDecide consegue promover o trabalho colaborativo e criar oportunidades para se proceder à avaliação formativa. Neste sentido e tendo em consideração a análise de
dados das entrevistas semiestruturadas constatamos que as docentes consideram este recurso com potencialidades, capaz de proporcionar aprendizagens significativas. Já na opinião dos encarregados de educação é possível perceber que a utilização deste recurso digital pode desencadear melhores aprendizagens, criando um ambiente mais motivador, ainda que não seja dispensável a presença e supervisão do professor. Após a triangulação dos dados obtidos é reconhecida a importância da utilização deste recurso pela criação de contextos inovadores que proporcionam aprendizagens mais significativas.
Description
Keywords
1.º Ciclo do Ensino Básico WheelDecide Trabalho colaborativo Avaliação formativa Tecnologias da Informação e da Comunicação Basic Education WheelDecide Collaborative work Formative assessment Informations and Communication Technologies
Pedagogical Context
Citation
GIL, H. & MATEUS, R. (2023). Contributos e potencialidades da aplicação digital WheelDecide numa turma do 1.º CEB. In Atas SIIE 2023 – XXV Simpósio Internacional de Informática Educativa (pp. 7-12). ISBN: 978-989-35377-2-5. Setúbal: Instituto Politécnico de Setúbal.
Publisher
Instituto Politécnico de Setúbal