Publication
Contributos e potencialidades da aplicação digital WheelDecide numa turma do 1.º CEB
dc.contributor.author | Gil, Henrique | |
dc.contributor.author | Mateus, Rute Isabel Caldeira | |
dc.date.accessioned | 2023-11-28T11:07:24Z | |
dc.date.available | 2023-11-28T11:07:24Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.description.abstract | Na atualidade, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) encontram-se em praticamente todas as áreas de atividade e têm uma importância imprescindível, e assim sendo, a escola não é exceção. O relatório de estágio teve como objetivo investigar se a aplicação digital WheelDecide pode promover o trabalho colaborativo e o processo de avaliação formativa. De modo a compreender esta questão realizámos uma investigação de natureza qualitativa, optando pela investigação-ação no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada no 1.º CEB, numa turma de 2.º ano de escolaridade, com 21 alunos. De acordo com a metodologia selecionada foram utilizadas como técnicas e instrumentos de recolha de dados a observação direta/participante, as notas de campo, as entrevistas semiestruturadas à professora titular da turma e a duas docentes que lecionam no 1.º CEB, a aplicação de inquéritos por questionário aos encarregados de educação e o registo fotográfico. No decurso da investigação foram desenvolvidas cinco sessões de intervenção e no decorrer do processo foram recolhidas as diversas opiniões que permitiram realizar a triangulação dos dados obtidos, apurando-se que a utilização a WheelDecide consegue promover o trabalho colaborativo e criar oportunidades para se proceder à avaliação formativa. Neste sentido e tendo em consideração a análise de dados das entrevistas semiestruturadas constatamos que as docentes consideram este recurso com potencialidades, capaz de proporcionar aprendizagens significativas. Já na opinião dos encarregados de educação é possível perceber que a utilização deste recurso digital pode desencadear melhores aprendizagens, criando um ambiente mais motivador, ainda que não seja dispensável a presença e supervisão do professor. Após a triangulação dos dados obtidos é reconhecida a importância da utilização deste recurso pela criação de contextos inovadores que proporcionam aprendizagens mais significativas. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | GIL, H. & MATEUS, R. (2023). Contributos e potencialidades da aplicação digital WheelDecide numa turma do 1.º CEB. In Atas SIIE 2023 – XXV Simpósio Internacional de Informática Educativa (pp. 7-12). ISBN: 978-989-35377-2-5. Setúbal: Instituto Politécnico de Setúbal. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-35377-2-5 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/8709 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Setúbal | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.subject | WheelDecide | pt_PT |
dc.subject | Trabalho colaborativo | pt_PT |
dc.subject | Avaliação formativa | pt_PT |
dc.subject | Tecnologias da Informação e da Comunicação | pt_PT |
dc.subject | Basic Education | pt_PT |
dc.subject | WheelDecide | pt_PT |
dc.subject | Collaborative work | pt_PT |
dc.subject | Formative assessment | pt_PT |
dc.subject | Informations and Communication Technologies | pt_PT |
dc.title | Contributos e potencialidades da aplicação digital WheelDecide numa turma do 1.º CEB | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Setúbal | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 12 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 7 | pt_PT |
oaire.citation.title | SIIE 2023 – XXV Simpósio Internacional de Informática Educativa | pt_PT |
person.familyName | Gil | |
person.givenName | Henrique Manuel Pires Teixeira | |
person.identifier.ciencia-id | FD17-9B0F-0F7F | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-9280-8872 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | fb26124a-37bf-4a25-b247-b5ebc3031799 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | fb26124a-37bf-4a25-b247-b5ebc3031799 |