Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Os desafios da complexidade e novas tendências de reconceptualização curricular

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Serie estudos nº 15-desafios.pdf1.13 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O acelerado desenvolvimento cientifico e tecnológico, bem como a decorrente mudança na natureza das arquitecturas sociais e das relações interpessoais, que a partir do processo de mundialização se observam, determinam profundas alterações no modo como os cidadãos percebem, representam e compreendem o mundo. Com o presente texto, que decorre de um trabalho de pesquisa desenvolvido em Portugal pelos autores, procura-se contribuir para a compreensão das implicações educacionais de tais mudanças e que apontam para uma nova filosofia curricular no quadro do desenvolvimento de novas competências de cidadania. O objectivo é reflectir acerca dos princípios de fundamentação curricular na sua relação com os saberes básicos, com a reorganização dos sistemas educativos, com a investigação e com a formação de professores. Procura-se ainda evidenciar a relação entre o conjunto de novos princípios de fundamentação curricular decorrente da pesquisa e as propostas que, nesse âmbito, são feitas no domínio da mais recente legislação portuguesa.

Description

Keywords

Complexidade Sociedade do conhecimento Filosofia curricular Formação de professores

Citation

SÁ-CHAVES, Idália ; PAIXÃO, Fátima ; CACHAPUZ, António (2003) - Os desafios da complexidade e novas tendências de reconceptualização curricular. Série-Estudos: Periódico do Mestrado em Educação da UCDB. ISSN 1414-5138. Nº 15 (Jan/Jun.), p. 11-36.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Universidade Católica Bom Bosco

CC License