Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Poesia e música : a poesia aplicada como estratégia para o aumento dos níveis da motivação, em alunos de classes de conjunto iniciação e de guitarra

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Jose Barros(18).pdf37.13 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório de estágio, dividido em duas partes, reflete o desenvolvimento da Prática de Ensino Supervisionada desenvolvida no decorrer do ano letivo 2017/2018, bem como a investigação referente ao Projeto de Ensino Artístico. A Prática de Ensino Supervisionada, foi desenvolvida na Academia de Música de Oliveira de Azeméis, constitui a primeira parte deste trabalho e está relacionada com todo o desenvolvimento do estágio. O projeto de investigação, sob o título, Poesia e Música – A Poesia como estratégia para o aumento dos níveis da motivação, em alunos de classes de conjunto e instrumento (guitarra) de nível de iniciação, incide nas questões relacionadas com a manutenção e aumento dos níveis de motivação dos alunos. Para isso, a estratégia utilizada foi a elaboração de uma obra poético-musical na qual os alunos intervieram desde a sua criação à sua execução, articulando a criação de poesia com a música. Esta segunda parte expõe os problemas e objetivos da investigação bem como a fundamentação teórica que serviu de base à implementação do projeto. A metodologia da investigação teve como base a recolha de dados com recurso a questionários, observação direta, grelhas de observação e planificações de estudo.
Abstract : The internship report, divided into two parts, reflects the development of the Supervised Teaching Practice developed during the 2017/2018 academic year, as well as the research related to the Art Teaching Project. The Supervised Teaching Practice, developed at the Music Academy of Oliveira de Azeméis, constitutes the first part of this work and characterizes all the development of the stage. The research project, under the title, Poetry and Music - Poetry as a strategy for raising levels of motivation, in students of set classes and instrument (guitar) level of initiation, focuses on issues related to maintenance, perhaps, increased levels of motivation, for this the strategy used was the elaboration of a musical poetic work, in which the students intervened from its creation to its execution. This second part presents the problems and objectives of the research as well as the theoretical foundation that served as the basis for the implementation of the project. The research methodology was based on the collection of data using questionnaires, direct observation, observation grids and study plans.

Description

Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento e Música de Conjunto.

Keywords

Ensino aprendizagem Poesia Criatividade Motivação Concerto Guitarra Teaching learning Poetry Creativity Motivation Concert Guitar

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue