Repository logo
 
Publication

Um estudo sobre fidelização e retenção de clientes na área do fitness

dc.contributor.authorFerreira, Célia Marina Costa
dc.date.accessioned2013-01-04T10:24:42Z
dc.date.available2013-01-04T10:24:42Z
dc.date.issued2012
dc.descriptionDissertação apresentada ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Gestão de Empresas.por
dc.description.abstractPara as empresas, na visão do marketing, é importante a satisfação dos clientes, a qual trará a médio e longo prazo uma relação de lealdade de onde se obterão frutos para ambas as partes. Porém a satisfação através da qualidade do serviço, por si só, não leva à retenção e fidelização dos clientes e consequentemente atingir a tão desejada rentabilidade. É necessário uma abordagem holística da envolvente consumidor-fornecedor e dos determinantes da lealdade e comportamento de mudança. Examinaram-se quatro ginásios portugueses e testaram-se as influências de diversos fatores no comportamento dos respetivos consumidores. Concluiu-se que a qualidade do serviço exerce uma influência significativa tanto na lealdade dos clientes como na satisfação global. Verificou-se que a lealdade influência negativamente o comportamento de mudança, resultando, portanto, na retenção de clientes. No entanto, não conseguimos comprovar a ligação da frequência dos praticantes na lealdade. Estas descobertas realçam a importância de uma avaliação multifatorial para clarificar o fenómeno da retenção na indústria do Health & Fitness.por
dc.identifier.citationFERREIRA, Célia Marina Costa (2012) - Um estudo sobre fidelização e retenção de clientes na área do fitness. Idanha-a-Nova : IPCB. Escola Superior de Gestão. 74 f. Dissertação de Mestrado.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/1701
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subjectLealdade de clientespor
dc.subjectRetenção de clientespor
dc.subjectSatisfação de clientespor
dc.subjectQualidade do serviçopor
dc.subjectComportamento de mudançapor
dc.subjectIntenção de comprapor
dc.subjectAmbiente socialpor
dc.titleUm estudo sobre fidelização e retenção de clientes na área do fitnesspor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceIdanha-a-Novapor
oaire.citation.endPage74por
oaire.citation.titleDissertação de Mestradopor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Ginasios.pdf
Size:
1.35 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: