Repository logo
 
Publication

A Importância do CRI na promoção da inclusão de crianças com necessidades educativas especiais: estudo de caso

dc.contributor.authorMesquita, Helena
dc.contributor.authorPinto, Cristela Ferreira
dc.date.accessioned2018-09-21T08:10:51Z
dc.date.available2018-09-21T08:10:51Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractO objetivo do estudo é compreender a importância do Centro de Recursos para a Inclusão (CRI), na inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE). O Decreto-Lei 3/2008 prevê a criação de parcerias entre os agrupamentos de escolas e as instituições de educação especial, disponibilizando uma equipa de técnicos especializados, o CRI. Trata-se de um “estudo de caso” qualitativo e descritivo aplicado a um CRI de uma Instituição Particular de Solidariedade Social que estabelece parceria com dois agrupamentos de escolas da sua área geográfica. Primeiramente, foi necessário identificar e caracterizar o CRI, através de recolha de informação por meio de entrevistas realizadas aos intervenientes neste processo. Posteriormente, descrever junto dos que operam diretamente no CRI qual o seu conceito de inclusão e identificar a sua opinião sobre qual a importância do CRI para a inclusão de crianças com NEE. Os resultados obtidos permitiram concluir que o CRI é de extrema importância para o desenvolvimento integral dos alunos com NEE. Permitindo uma complementaridade de recursos às escolas, pelo trabalho desenvolvido, fornecendo estratégias aos professores e auxiliares, pela sua sensibilização aos professores e à comunidade e também na partilha de aprendizagens mútuas, promovendo a tolerância e respeito pela diferença.pt_PT
dc.description.abstractThe purpose of this study is to understand the importance of the Resource Centre for Inclusion (CRI), in the inclusion of students with Special Educational Needs (SEN). Decree-Law 3/2008 provides for the establishment of partnerships between groupings of schools and special education institutions by providing in this way a specialized team of experts, the CRI. This is a "case study" qualitative and descriptive applied to a CRI of a Private Institution of Social Solidarity establishing partnership with two groups of schools in their geographical area. First, it was necessary to identify and characterize the CRI, through information collected through interviews to the interveners in this process. Later, to describe among who operate directly in the CRI which their concept of inclusion and identify their opinion on which is the importance of the CRI for the inclusion of children with SEN. The results showed that the CRI is of utmost importance to the comprehensive development of students with SEN. Allowing for a complementarity resources to schools by the work developed supplying strategies to the teachers and assistants, for his sensitization to the teachers and the community and also in sharing mutual learning, promoting tolerance and respect for difference.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMesquita, H. & Pinto, C., F. (2016). A Importância do CRI na promoção da inclusão de crianças com necessidades educativas especiais: estudo de caso. Revista de Educação Especial e Reabilitação, IV Série, Volume 23, pp. 45-65.pt_PT
dc.identifier.issn0871-3812
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/6173
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade de Lisboa, Faculdade de Motricidade Humana, Centros de Estudos de Educação Especialpt_PT
dc.relation.ispartofseriesIV Série;
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectCentro de recursos para a inclusãopt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectNecessidades educativas especiaispt_PT
dc.subjectResource centre for inclusionpt_PT
dc.subjectInclusionpt_PT
dc.subjectSpecial needs educationpt_PT
dc.titleA Importância do CRI na promoção da inclusão de crianças com necessidades educativas especiais: estudo de casopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage65pt_PT
oaire.citation.startPage45pt_PT
oaire.citation.titleRevista de Educação Especial e Reabilitaçãopt_PT
oaire.citation.volume23pt_PT
person.familyNameFerreira de Pedro Mesquita
person.givenNameMaria Helena
person.identifierhttps://scholar.google.com/citations?user=GoogleScholarID=en&authuser=1
person.identifier.ciencia-id7C16-251C-4326
person.identifier.orcid0000-0001-6869-9856
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication1ad76e12-55af-4ba4-ba91-8b2c3a760c10
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery1ad76e12-55af-4ba4-ba91-8b2c3a760c10

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
2016_Helena Mesquita_RevistaEER_ARTIGO_ CRI e Inclusao.pdf
Size:
16.56 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: