| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 1.21 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
No âmbito da Prática Supervisionada foi realizado este relatório de estágio, que está incluído no 1.º semestre do 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Castelo Branco. Esta prática auxiliou-nos bastante no desenvolvimento de competências e na aquisição de capacidades para lidar com crianças com idades compreendidas entre os seis e os sete anos. Na finalização desta, decorreram as atividades que tiveram o intuito de desenvolver o sentido de justiça e injustiça nas crianças, tema que irá ser abordado neste relatório de estágio.
Este estudo procurou ativar o conhecimento prévio e promover o desenvolvimento dos conceitos de justiça/injustiça num grupo de crianças do 1.º ciclo do ensino básico.
A recolha de dados fez-se através da observação participante, das notas de campo e de questionários às crianças. Esta técnica teve como base a metodologia de estudo de caso.
A turma que esteve em estudo, como se poderá observar na análise de dados, demonstrou uma grande capacidade em analisar os conceitos de justiça e injustiça em situações apresentadas através de contos tradicionais e a sua transposição para situações do quotidiano.
Description
Dissertação apresentada ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Keywords
Contos tradicionais Justiça Injustiça Criança 1º Ciclo do Ensino Básico
Pedagogical Context
Citation
AFONSO, Sónia Antunes (2012) - O papel dos contos tradicionais no desenvolvimento do sentido de justiça e injustiça na criança no 1º Ciclo do Ensino Básico. Castelo Branco : IPCB. Escola Superior de Educação. 96 f. Dissertação de Mestrado.
