Publication
Relatório final da prática de ensino supervisionada
| dc.contributor.author | Pinto, Gonçalo Filipe dos Santos | |
| dc.date.accessioned | 2012-03-09T12:18:55Z | |
| dc.date.available | 2012-03-09T12:18:55Z | |
| dc.date.issued | 2011 | |
| dc.description | Relatório Final de Estágio apresentado ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre no Ensino da Educação Musical | por |
| dc.description.abstract | O presente relatório foi elaborado como parte integrante da unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, reflectindo por um lado o percurso da prática de ensino supervisionada realizado ao longo do ano lectivo 2010/2011, e por outro lado o estudo de investigação efectuado no mesmo período lectivo. Assim, o relatório divide-se em duas partes, em que na primeira se apresenta uma investigação que teve por objectivo promover o desenvolvimento do conceito de Ritmo, na criança com Trissomia 21, através da adaptação das práticas de ensino de Expressão Musical no 1º Ciclo. Nesse sentido realizou-se uma pesquisa que possibilitasse um conhecimento mais profundo da patologia, dos objectivos da Expressão Musical no 1º Ciclo do Ensino Básico, e da relação existente entre a Expressão Musical e a Trissomia 21 com incidência nos benefícios da música nos alunos portadores de deficiência mental. Do ponto de vista metodológico, o estudo corresponde a um estudo qualitativo e longitudinal, recorrendo-se ao estudo de caso como método investigativo. Os dados foram recolhidos através da observação directa, de uma entrevista semi-estruturada à Professora Titular, e da análise de documentos de carácter informativo sobre o aluno. Realizaram-se 4 aulas de Expressão Musical, correspondendo a uma aula por semana, com duração de 45 minutos. Os resultam apontam para uma evolução significativa do aluno, remetendo a conclusão para a necessidade de uma constante preocupação do Professor da disciplina de Expressão Musical em consolidar as aprendizagens musicais destas crianças. Na segunda parte do relatório encontram-se descritas as experiências vivenciadas durante a Prática de Ensino Supervisionada. De um modo sintético serão expostos três capítulos correspondentes aos três Ciclos do Ensino Básico nos quais se efectuou a prática de ensino supervisionada, realizando para cada um deles uma caracterização da escola e da turma e uma descrição da prática efectuada. Esta segunda parte colmata numa consideração final. | por |
| dc.identifier.citation | PINTO, Gonçalo Filipe dos Santos (2011) - Relatório final da prática de ensino supervisionada. Castelo Branco : IPCB. Escola Superior de Educação. 171 f. Dissertação de Mestrado. | por |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/1195 | |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.peerreviewed | yes | por |
| dc.subject | Trissomia 21 | por |
| dc.subject | Educação musical | por |
| dc.subject | Ritmo | por |
| dc.subject | Estudo de caso | por |
| dc.subject | Prática de ensino supervisionada | por |
| dc.title | Relatório final da prática de ensino supervisionada | por |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | Castelo Branco | por |
| oaire.citation.endPage | 171 | por |
| oaire.citation.title | Dissertação de Mestrado | por |
| rcaap.rights | openAccess | por |
| rcaap.type | masterThesis | por |
