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O uso das TIC por jovens portadores de T21 : um estudo de caso
dc.contributor.author | Quelhas, Rosário | |
dc.contributor.author | Mesquita, Helena | |
dc.date.accessioned | 2012-12-04T10:29:12Z | |
dc.date.available | 2012-12-04T10:29:12Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.description.abstract | Neste artigo apresentam-se os resultados de uma investigação em torno da importância da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas atividades de ensino e aprendizagem de alunos portadores de Trissomia 21 (T21), que frequentam o Ensino Básico. Orientada pelos princípios da Educação Inclusiva e pelo pressuposto de que as Tecnologias de Informação e Comunicação têm impacto nos processos de Ensino e de Aprendizagem, particularmente naqueles destinados a alunos portadores de Necessidades Educativas Especiais (NEE) e especificamente de T21, a investigação desenvolveu-se em torno das duas únicas alunas portadoras de T21 de um agrupamento de escolas do centro do país. Os resultados apurados da aplicação e análise de entrevistas aos professores e aos pais destas alunas permitiram constatar o elevado grau de motivação e interesse revelados no uso de TIC por estas jovens, bem como sua a capacidade em utilizar equipamentos de uso generalizado e não especificamente adaptado. Verificou-se ainda a importância de promover a formação adequada, especializada e orientada para as NEE, dos professores que recorrem a TIC em atividades com alunos portadores de T21, como condição de máxima importância para o desenvolvimento de uma Educação Inclusiva. | por |
dc.identifier.citation | QUELHAS, Rosário ; MESQUITA, Helena (2011) - O uso das TIC por jovens portadores de T21 : Um estudo de caso. Indagatio Didactica. ISSN 1647-3582. Vol. 3 nº 2 (junho), p. 93-112. | por |
dc.identifier.issn | 1647-3582 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/1553 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | Universidade de Aveiro | por |
dc.subject | Deficiência intelectual | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Necessidades Educativas Especiais | por |
dc.subject | Tecnologias de Informação e Comunicação | por |
dc.subject | Trissomia 21 | por |
dc.title | O uso das TIC por jovens portadores de T21 : um estudo de caso | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Aveiro | por |
oaire.citation.endPage | 112 | por |
oaire.citation.startPage | 93 | por |
oaire.citation.title | Indagatio Didactica | por |
person.familyName | Quelhas | |
person.familyName | Ferreira de Pedro Mesquita | |
person.givenName | Rosario | |
person.givenName | Maria Helena | |
person.identifier | https://scholar.google.com/citations?user=GoogleScholarID=en&authuser=1 | |
person.identifier.ciencia-id | 7413-783C-1576 | |
person.identifier.ciencia-id | 7C16-251C-4326 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-7973-8005 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-6869-9856 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | article | por |
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