Repository logo
 
Publication

Princípios do design aplicados na perspectiva da semiótica e do branding : na senda por um modelo para a imagética da marca

dc.contributor.authorLorenzon Gastal, Manuela
dc.contributor.authorOliveira, Fernando
dc.date.accessioned2021-03-02T16:31:41Z
dc.date.available2021-03-02T16:31:41Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractEste artigo tem como propósito discutir e explanar os beneficios de um modelo para a definição da imagética da marca, criado com base em princípios de design aplicados à semiótica da imagem, nomeadamente usados na sua interpretação. A metodologia utilizada neste trabalho de investigação tem uma base metodológica mista, fundamentada na revisão da literatura. Na perspectiva da semiótica são identificados parâmetros usados na interpretação de imagens, nomeadamente nos modelos de análise existentes, enquanto que do modelo de diagnóstico de marca são extraídos requisitos e princípios de design inerentes à imagética.Os resultados deste estudo consistem na definição de diretrizes de identificação de princípios de design e semiótica possíveis de serem aplicados a um modelo para a definição da imagética da marca. Particularmente, pretende-se identificar tipologias de códigos da imagem especificados através de parâmetros semióticos que conotem o dna da marca, que tenham escalabilidade e potencial para definir um modelo para a imagética da marca.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT : This article aims to discuss and explain the benefits of a model for the definition of brand imagery, created based on design principles applied to image semiotics, namely used in its interpretation. The methodology used in this research work has a mixed methodological basis, based on the literature review. From the perspective of semiotics, parameters used in the interpretation of images are identified, namely in the existing analysis models, while from the brand diagnosis model, requirements and design principles inherent to imagery are extracted. The results of this study consist of the definition of guidelines for the identification of design principles and semiotics that can be applied to a model for the definition of the brand's imagery. In particular, it is intended to identify typologies of image codes specified through semiotic parameters that connote the brand's DNA, which have scalability and the potential to define a model for the brand's imagery.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationLORENZON GASTAL, Manuela; OLIVEIRA, Fernando (2020) - Princípios do design aplicados na perspectiva da semiótica e do branding : na senda por um modelo para a imagética da marca. Convergências : Revista de Investigação e Ensino das Artes. ISSN 1646 - 9054. Vol. XIII, nº 26, p. 1-7.pt_PT
dc.identifier.issn1646 - 9054
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/7481
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherIPCB. ESARTpt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://convergencias.esart.ipcb.ptpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectImagéticapt_PT
dc.subjectBrand languagept_PT
dc.subjectDNApt_PT
dc.subjectMarcapt_PT
dc.subjectImagerypt_PT
dc.subjectBrandpt_PT
dc.titlePrincípios do design aplicados na perspectiva da semiótica e do branding : na senda por um modelo para a imagética da marcapt_PT
dc.title.alternativePrinciples of design applied from the perspective of semiotics and branding : on the path to a model for brand imagerypt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCastelo Brancopt_PT
oaire.citation.endPage7pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
oaire.citation.titleConvergências : Revista de Investigação e Ensino das Artes.pt_PT
oaire.citation.volumeXIII, Nº 26pt_PT
person.familyNameMatias Sanches Oliveira
person.givenNameFernando Jorge
person.identifier.ciencia-idBF10-2659-49E2
person.identifier.orcid0000-0002-8537-7469
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication30a4bc1a-399d-4a0f-a037-0a8beef6806f
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery30a4bc1a-399d-4a0f-a037-0a8beef6806f

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Manuela Gastal.pdf
Size:
3.01 MB
Format:
Adobe Portable Document Format