Publication
Introdução à leitura no ensino do violino: quando e como?
datacite.subject.fos | Domínio/Área Científica : Humanidades | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Trindade, Alexandra Sofia Monteiro da Silva | |
dc.contributor.advisor | Santos, Tiago Manuel de Oliveira | |
dc.contributor.author | Cunha, Luana Fernandes | |
dc.date.accessioned | 2024-05-17T14:35:26Z | |
dc.date.available | 2024-05-17T14:35:26Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.description | Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Formação Musical e Música de Conjunto. | pt_PT |
dc.description.abstract | O presente relatório de estágio divide-se em duas partes, uma delas desenvolvida no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada (PES), do Mestrado em Ensino de Música – Instrumento e Música de Conjunto, que reflete o estágio profissional, realizado ao longo do ano letivo 2022/2023; a outra secção consiste num estudo de investigação, desenvolvido no âmbito do Projeto de Ensino Artístico (PEA). A Prática de Ensino Supervisionada decorreu no Conservatório de Guimarães pelo que a primeira parte deste relatório inclui uma breve contextualização da cidade de Guimarães e uma descrição do próprio conservatório; esta parte contempla ainda a caracterização dos alunos, das disciplinas de Violino e Classe de Conjunto, e também da prática desenvolvida, terminando com uma reflexão. Na segunda parte do relatório, é abordado o tema “Introdução à leitura no ensino do violino” que serviu de base à investigação; o estudo centrou-se na fase inicial de aprendizagem do violino, com o objetivo de perceber em que momento é que, de uma forma geral, deve ser introduzida a leitura das notas no pentagrama, assim como, qual a metodologia mais apropriada para o efeito. A diversidade de métodos e estratégias aplicadas pelos professores é bastante significativa e por isso, para efeitos de investigação, foram entrevistados diferentes professores de violino, na procura de retirar algumas conclusões acerca da abordagem que será mais apropriada para a introdução da leitura das notas no pentagrama; foram também distribuídos questionários por um grupo mais abrangente de docentes, de forma a complementar as entrevistas. Este tipo de investigação insere-se no paradigma qualitativo, tratando-se de uma metodologia de investigação descritiva que partiu de uma revisão sistemática da literatura e da seleção de uma amostra de professores para a realização de entrevistas semiabertas; os dados obtidos foram devidamente analisados de forma a dar resposta ao problema de investigação e cumprir os objetivos do estudo. | pt_PT |
dc.description.abstract | Abstract: This report here presented is divided into two parts, one of them developed within the scope of the curricular unit Supervised Teaching Practice (PES), of the Master’s Degree in Music Education for solo and ensemble lessons, which reflects the Supervised Teaching Practice, carried out throughout the academic year 2022/2023; the other section translates into a research study, developed within the framework of the Artistic Education Project (PEA), which consists, precisely, of an intervention project. The Supervised Teaching Practice took place at the Conservatório de Guimarães, so the first part of this report includes a brief contextualization of the city of Guimarães, as well as a description of the conservatory itself and the characterization of the students - of both solo and ensemble lessons - and of the practice developed, ending with a reflection. In the second part of the report, the theme “Introduction to musical reading in the violin teaching” served as the basis for the investigation; the study focused on the initiation period of musical studies, with the aim of understanding at what moment, in general, the reading of the notes on the pentagram should be introduced, and in what way, that is, what will be the most appropriate methodology for this purpose. The diversity of methods and strategies applied by teachers is quite significant and therefore, for research purposes, different violin teachers were interviewed, in search of some conclusions about the approach that will be most appropriate for introducing the reading of notes on the staff; questionnaires were also addressed to complement the interviews. This type of research is part of the qualitative paradigm, being a descriptive research methodology that started from a systematic review of the literature and the selection of a sample of teachers to carry out semi-open interviews; the data obtained was duly analysed in order to respond to the research problem and fulfil the objectives of the study. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203608828 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/8979 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Leitura musical | pt_PT |
dc.subject | Dificuldades de leitura | pt_PT |
dc.subject | Método | pt_PT |
dc.subject | Violino | pt_PT |
dc.subject | Musical reading | pt_PT |
dc.subject | Reading difficulties | pt_PT |
dc.subject | Method | pt_PT |
dc.subject | Violin | pt_PT |
dc.title | Introdução à leitura no ensino do violino: quando e como? | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino da Música - Instrumento e Música de Conjunto | pt_PT |