Repository logo
 
Publication

Desenvolvimento da perceção auditiva e da consciência fonológica: o contributo dos recursos educativos digitais

dc.contributor.authorGonçalves, Dalila
dc.contributor.authorMatos, Liliana
dc.contributor.authorRibeiro, Rita Aragonez
dc.contributor.authorGil, Henrique
dc.date.accessioned2020-01-10T15:03:13Z
dc.date.available2020-01-10T15:03:13Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractUm dos pré-requisitos básicos para a aquisição de leitura e escrita é a consciência fonológica. Uma criança com deficiência auditiva não identifica corretamente os sons da fala, reproduz erros na leitura e, posteriormente, na escrita. O desenvolvimento da perceção auditiva e da consciência fonológica são essenciais para o completo desenvolvimento da criança. O presente trabalho de investigação teve como objetivos promover a utilização de recursos educativos digitais, desenvolver competências do processo fonológico e implementar atividades lúdicas que motivem a criança para a aprendizagem. Pretende-se desta forma dar resposta à questão de investigação: “Os recursos educativos digitais poderão ser um facilitador da promoção da perceção auditiva e da consciência fonológica numa criança com deficiência auditiva?”. Após o enquadramento teórico foi elaborado um plano de intervenção e através dos recursos educativos digitais: «Cocleando», «Comunikit: Rimas e Sons Iniciais» e o dicionário de Língua Gestual «Spread the Sign», concluímos que os mesmos são uma mais valia a nível do desenvolvimento da consciência fonológica no processo de ensino-aprendizagem.pt_PT
dc.description.abstractOne of the basic prerequisites for acquiring reading and writing is phonological awareness. A child with hearing impairment does not correctly identify speech sounds, reproduces errors in reading, and subsequently in writing. The development of auditory perception and phonological awareness are essential for the complete development of the child. The purpose of this research was to promote the use of digital educational resources, to develop skills in the phonological process and to implement play activities that motivate the child to learn. It is intended to answer the research question: "Can digital educational resources be a facilitator of the promotion of auditory perception and phonological awareness in a hearing impaired child?". After the theoretical framework, an intervention plan was drawn up and through the digital educational resources: "Cochleando", "Comunikit: Rhymes and Initial Sounds" and the Sign Language Dictionary "Spread the Sign", we conclude that they are an asset to development of phonological awareness in the teaching-learning process.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationGonçalves, D., Matos, L., Ribeiro, R., e Gil, H. (2019). Desenvolvimento da perceção auditiva e da consciência fonológica: o contributo dos recursos educativos digitais. In Marques, C., Pereira, I., e Pérez, D. (Eds). Proceedings of the 21st International Symposium (SIIE 2019). ISBN 978-989-8840-39-4 (pp. 61-66). Tomar: Instituto Politécnico de Tomar.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8840-39-4
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/6866
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Tomarpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectConsciência fonológicapt_PT
dc.subjectDeficiência auditivapt_PT
dc.subjectPerceção auditivapt_PT
dc.subjectRecursos educativos digitaispt_PT
dc.subjectPhonological awarenesspt_PT
dc.subjectAuditory deficiencypt_PT
dc.subjectAuditory perceptionpt_PT
dc.subjectDigital educational resourcespt_PT
dc.titleDesenvolvimento da perceção auditiva e da consciência fonológica: o contributo dos recursos educativos digitaispt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceTomarpt_PT
oaire.citation.endPage65pt_PT
oaire.citation.startPage61pt_PT
oaire.citation.titleBook of Proceedings of the 21st International Symposium (SIIE 2019)pt_PT
person.familyNameGil
person.givenNameHenrique Manuel Pires Teixeira
person.identifier.ciencia-idFD17-9B0F-0F7F
person.identifier.orcid0000-0001-9280-8872
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationfb26124a-37bf-4a25-b247-b5ebc3031799
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryfb26124a-37bf-4a25-b247-b5ebc3031799

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Artigo_Atas SIIE_Consciência fonológica_2019.pdf
Size:
331.8 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: