Repository logo
 
Publication

Análise de marcas gráficas: marcas portuguesas de produtos alimentares destinados à exportação

datacite.subject.fosHumanidades::Artes
datacite.subject.sdg09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
dc.contributor.authorRaposo, Daniel
dc.date.accessioned2025-12-19T11:51:53Z
dc.date.available2025-12-19T11:51:53Z
dc.date.issued2022-10-06
dc.descriptionRelatório de Pós-Doutoramento em Design aprovado a 6 de outubro de 2022 associado ao CIAUD e Programa de Doutoramento em Design da Faculdade de Arquitetura, Universidade de Lisboa.
dc.description.abstractEste processo investigativo surge na continuidade da Tese Doutoral “La letra como signo de Identidad Visual Corporativa: Codificación y descodificación visual del sistema de identidade” concluída em 2012 pelo mesmo investigador. Tendo como campo a Identidade Visual e como tema de estudo as Marcas Gráficas, o processo investigativo versa sobre a análise Semântica, Sintática e Pragmática dos seus infrasignos e da sua relação com a imagem de marca. Através de uma metodologia de investigação não intervencionista serão implementadas técnicas de análise qualitativa a partir do estudo de dados empíricos por observação direta e pela dissecação de Marcas Gráficas, bem como dados quantitativos obtidos por via de questionários. Os principais resultados expectáveis consistem na definição de princípios de design, requisitos de qualidade das Marcas Gráficas, particularmente marcas de Azeites Portugueses destinados à exportação.por
dc.description.abstractThis investigative process follows the Doctoral Thesis "La letra como signo de Identidad Visual Corporativa: Codificación y descodificación visual del sistema de identidade" completed in 2012 by the same researcher. Having as field the Visual Identity and as subject of study the Brand Marks, the investigative process focuses on the Semantic, Syntactic and Pragmatic analysis of its infrasigns and their relationship with the brand image. Through a non-interventionist research methodology, qualitative analysis techniques will be implemented from the study of empirical data, direct observation and by dissection of Brand Marks, as well as quantitative data obtained through questionnaires. The main expected results are the definition of design principles, quality requirements of Brand Marks, particularly trademarks of Portuguese Olive Oils destined for export.eng
dc.identifier.citationRAPOSO, D. (2022) - Análise de marcas gráficas: marcas portuguesas de produtos alimentares destinados à exportação. Lisboa. UNiversidade de Lisboa. Faculdade de Arquitetura. Relatório de Investigação Pós-Doutoral.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/10409
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.publisherFaculdade de Arquitetura, Universidade de Lisboa
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/
dc.subjectMarcas de Azeite para Exportação
dc.subjectMarca Gráfica
dc.subjectLogótipo
dc.subjectSímbolo
dc.subjectSemântica
dc.subjectSintática
dc.subjectPragmática
dc.subjectOlive oil brand marks to exportation
dc.subjectBrand mark
dc.subjectLogotype
dc.subjectSymbol
dc.subjectSemantics
dc.subjectSyntactics
dc.subjectPragmaticsegies
dc.titleAnálise de marcas gráficas: marcas portuguesas de produtos alimentares destinados à exportaçãopor
dc.title.alternativeAnalysis of brand marks: Portuguese brands of food products intended for exporteng
dc.typelecture
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.titleAnálise de marcas gráficas: marcas portuguesas de produtos alimentares destinados à exportação
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_71e4c1898caa6e32
person.familyNameRaposo Martins
person.givenNameDaniel
person.identifier.ciencia-id6911-9356-139E
person.identifier.orcid0000-0002-7818-7325
relation.isAuthorOfPublication2169b67a-e98c-495c-8f57-e03b446e6d07
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery2169b67a-e98c-495c-8f57-e03b446e6d07

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
content-3.pdf
Size:
5.2 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: