Repository logo
 
Publication

A formação musical no ensino de música: motivação e aprendizagens

datacite.subject.fosHumanidadespt_PT
dc.contributor.advisorGodinho, José Carlos David Nunes
dc.contributor.authorGomes, Nádia Cristina Carita
dc.date.accessioned2017-04-08T10:16:59Z
dc.date.available2017-04-08T10:16:59Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractO presente relatório refere-se à Prática de Ensino Supervisionada e ao Projeto de Ensino Artístico, do Mestrado em Ensino da Música, variante de formação musical e música de conjunto, da Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, e que decorreram, de forma articulada, na Escola Vocacional de Música da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais. Está dividido em duas partes, cuja primeira relata um ano de lecionação das disciplinas mencionadas, na referida escola. Na parte B, é apresentado um pequeno trabalho de investigação em torno da disciplina de formação musical, cujo título é A Formação Musical no Ensino da Música: Motivação e Aprendizagens. Esta investigação foi desenvolvida em torno de questões levantadas a propósito da problemática de que uma maior motivação poderá proporcionar uma aprendizagem mais consistente, e em torno de estratégias motivacionais assentes nos conceitos de CAP (Composição, Audição e Performance), significados musicais e multimodalidade, e outras estratégias diversificadas. A metodologia utilizada foi de investigação-ação, através da qual a intervenção controlada das estratégias foi avaliada com uma recolha controlada e análise de dados, dentro de um paradigma qualitativo. Os resultados apontam para uma resposta positiva, por parte dos alunos, a este tipo de estratégias, principalmente no que respeita à motivação para o estudo e aprendizagem da formação musical. É importante salientar que, a longo prazo, mais investigação seria necessária, para um melhor desenvolvimento destas ideias e consolidação das conclusões retiradas.pt_PT
dc.description.abstractAbstract : This report focuses on the supervised teaching practice and on the artistic education project, of the Mestrado em Ensino da Música, variante de formação musical e música de conjunto, of the Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, witch took place in articulation with Escola Vocacional de Música da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais. It is organized into two parts. The first one reports one year of teaching of the mentioned subjects, in that school. In part B, a small research is presented around the discipline of Musical Training, entitled The Musical Training in Music Education: Motivation and Learning. This research was developed around issues raised regarding the problems that greater motivation can provide a more consistent learning, and around motivational strategies based on the concepts of CAP (Composition, Audition and Performance), musical meaning and multimodality, and other diversified strategies. The methodology used was action-research, through which the controlled intervention strategies were assessed with a controlled data collection and analysis, within a qualitative paradigm. The results point to a positive response from the students to this kind of strategies, particularly with regard to the motivation for the study and learning of musical training. It is importantly to sugest that, in future, more research will be needed for a better development of these ideas and consolidation of the findings.pt_PT
dc.identifier.tid201681749
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/5490
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectFormação musicalpt_PT
dc.subjectMotivaçãopt_PT
dc.subjectComposiçãopt_PT
dc.subjectAudição e performancept_PT
dc.subjectSignificados musicaispt_PT
dc.subjectMultimodalidadept_PT
dc.subjectMusical trainingpt_PT
dc.subjectMotivationpt_PT
dc.subjectCompositionpt_PT
dc.subjectAudition and performance;pt_PT
dc.subjectMusical meaningpt_PT
dc.subjectMultimodalitypt_PT
dc.titleA formação musical no ensino de música: motivação e aprendizagenspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Formação Musical e Música de Conjuntopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Projeto Nádia.pdf
Size:
6.74 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: