Repository logo
 
Publication

O uso de figuras de linguagem e da imagética no ensino do piano: estudo com um aluno de iniciação musical

datacite.subject.fosDomínio/Área Científica : Humanidadespt_PT
dc.contributor.advisorPereira, Cristina Maria Gonçalves
dc.contributor.advisorCorrêa, Maria Luísa Vila-Cova Tender Barahona
dc.contributor.authorSoares, João Elias
dc.date.accessioned2023-10-13T15:32:30Z
dc.date.available2023-10-13T15:32:30Z
dc.date.issued2023
dc.descriptionDissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento e Música de Conjunto.
dc.description.abstractO presente relatório de estágio estrutura-se em duas partes. Na primeira, descrevese um estágio de Prática de Ensino Supervisionada, realizado no ano letivo 2021-2022 no Conservatório Regional de Artes do Montijo (CRAM). Na segunda, apresenta-se uma investigação sobre a utilização de figuras de linguagem e da imagética no ensinoaprendizagem do piano. Para este conjunto de recursos, propôs-se a designação de ‘Ferramentas FLIM’. A investigação focou-se nas aulas de um aluno de piano do 3º ano do Curso de Iniciação Musical. Teve os seguintes objetivos: (i) compreender os fundamentos da utilização de Ferramentas FLIM no ensino-aprendizagem do piano; (ii) elencar e descrever Ferramentas FLIM utilizadas nas aulas de piano de um aluno do 3ª ano de Iniciação Musical, durante doze semanas; (iii) refletir sobre os efeitos da utilização de Ferramentas FLIM no ensino da técnica pianística; (iv) fomentar a utilização de Ferramentas FLIM entre a comunidade de professores de piano. As aulas foram gravadas em suporte de áudio. Posteriormente, fez-se uma transcrição parcial escrita das aulas, com foco nos excertos em que foram usadas Ferramentas FLIM. Sobre estes excertos desenvolveu-se uma reflexão crítica. A metodologia adotada foi a investigação-ação. O autor foi simultaneamente investigador e interveniente no estudo, refletindo sobre a sua própria prática docente com o intuito de a aperfeiçoar.pt_PT
dc.description.abstractAbstract: This internship report is structured in two parts. In the first, a Supervised Teaching Practice Internship is described, which took place in the academic year 2021-2022 at Conservatório Regional de Artes do Montijo (CRAM). The second part includes a research about the use of figures of speech and imagery in piano teaching-learning. For this set of resources, the label 'Ferramentas FLIM' (hereby translated as FLIM Tools) was proposed. The study focused the piano lessons of a 3rd year student of the Musical Initiation Program. It had the following objectives: (i) to understand the fundamentals of FLIM Tools use in piano teaching-learning; (ii) to list and to describe FLIM Tools used during the piano lessons of a 3rd year student of Musical Initiation, over a period of twelve weeks; (iii) to speculate on the effects of FLIM Tools use in the teaching of piano technique; (iv) to promote the use of FLIM Tools among piano teachers. The lessons were audio recorded. A partial written transcription of the lessons was made, which focused the excerpts in which FLIM Tools were used. A critical analysis was made of these excerpts. The study was designed as action-research. The author was both researcher and participant in the study. In these two roles, he critically regarded his own teaching practice with the aim of improving it.pt_PT
dc.identifier.tid203366905
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/8675
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectPianopt_PT
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_PT
dc.subjectEstratégiaspt_PT
dc.subjectFiguras de linguagempt_PT
dc.subjectImagens mentaispt_PT
dc.subjectTeaching-learningpt_PT
dc.subjectStrategiespt_PT
dc.subjectFigures of speechpt_PT
dc.subjectMental imagespt_PT
dc.titleO uso de figuras de linguagem e da imagética no ensino do piano: estudo com um aluno de iniciação musicalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Música - Instrumento e Música de Conjuntopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
João Soares(19).pdf
Size:
450.09 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: