Publication
Estratégias para o ensino do violino a uma criança invisual
datacite.subject.fos | Humanidades | pt_PT |
dc.contributor.author | Sá, Sandra Cristina Gama | |
dc.date.accessioned | 2016-04-19T14:39:45Z | |
dc.date.available | 2016-04-19T14:39:45Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.description | Trabalho de projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino da Música - Instrumento e Música de Conjunto. | pt_PT |
dc.description.abstract | O seguinte relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música – Violino e Música de Conjunto. A primeira parte, relata de uma forma sucinta o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo de 2014/2015 nas aulas de Violino e Classe Conjunto no Conservatório Escola Profissional das Artes da Madeira Engº Luiz Peter Clôde- CEPAM. A segunda parte centra-se numa investigação que procurou conhecer e aperfeiçoar estratégias de ensino do violino a uma criança invisual. O fator que determinou esta escolha foi a necessidade pessoal enquanto docente de violino quando confrontada com uma “nova” realidade. Assim os objetivos propostos foram: desmestificar preconceitos em relação ao processo de ensino aprendizagem com crianças invisuais; potenciar estratégias e exercícios para a aprendizagem da execução do violino; facilitar a aprendizagem deste no que se refere à postura, colocação, coordenação e assimilação de movimentos. As conclusões e resultados mostram um desenvolvimento das competências deste aluno no que se refere à autonomia, desenvolvimento musical performativo e socialização. | pt_PT |
dc.description.abstract | Abstract: The following report was prepared within the Course Supervised Teaching Practice Master in Music Education - Violin and set of music. The first part, reports the work done during the school year 2014/2015 in violin classes and class set at the Conservatory Professional School of Arts Madeira Eng Luiz Peter Clôde- CEPAM. The second part focuses on a research that sought to know and improve teaching strategies violin to a blind child. The factor that determined this choice was a personal need while teaching violin when faced with a "new" reality. Thus the proposed objectives were: desmestificar prejudices about the process of teaching and learning with visually impaired children; enhancing strategies and exercises for learning the execution of the violin; This facilitate learning with regard to posture, placement coordination and movements of assimilation. The conclusions and results show a development of this student skills in relation to independence, performative musical development and socialization. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201134403 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/4376 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Invisual | pt_PT |
dc.subject | Violino | pt_PT |
dc.subject | Música | pt_PT |
dc.subject | Words | pt_PT |
dc.subject | Blind | pt_PT |
dc.subject | Violin | pt_PT |
dc.subject | Music | pt_PT |
dc.title | Estratégias para o ensino do violino a uma criança invisual | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino de Música - Instrumento e Música de Conjunto | pt_PT |