Repository logo
 
Publication

Estratégias para o ensino do violino a uma criança invisual

datacite.subject.fosHumanidadespt_PT
dc.contributor.authorSá, Sandra Cristina Gama
dc.date.accessioned2016-04-19T14:39:45Z
dc.date.available2016-04-19T14:39:45Z
dc.date.issued2016
dc.descriptionTrabalho de projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino da Música - Instrumento e Música de Conjunto.pt_PT
dc.description.abstractO seguinte relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música – Violino e Música de Conjunto. A primeira parte, relata de uma forma sucinta o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo de 2014/2015 nas aulas de Violino e Classe Conjunto no Conservatório Escola Profissional das Artes da Madeira Engº Luiz Peter Clôde- CEPAM. A segunda parte centra-se numa investigação que procurou conhecer e aperfeiçoar estratégias de ensino do violino a uma criança invisual. O fator que determinou esta escolha foi a necessidade pessoal enquanto docente de violino quando confrontada com uma “nova” realidade. Assim os objetivos propostos foram: desmestificar preconceitos em relação ao processo de ensino aprendizagem com crianças invisuais; potenciar estratégias e exercícios para a aprendizagem da execução do violino; facilitar a aprendizagem deste no que se refere à postura, colocação, coordenação e assimilação de movimentos. As conclusões e resultados mostram um desenvolvimento das competências deste aluno no que se refere à autonomia, desenvolvimento musical performativo e socialização.pt_PT
dc.description.abstractAbstract: The following report was prepared within the Course Supervised Teaching Practice Master in Music Education - Violin and set of music. The first part, reports the work done during the school year 2014/2015 in violin classes and class set at the Conservatory Professional School of Arts Madeira Eng Luiz Peter Clôde- CEPAM. The second part focuses on a research that sought to know and improve teaching strategies violin to a blind child. The factor that determined this choice was a personal need while teaching violin when faced with a "new" reality. Thus the proposed objectives were: desmestificar prejudices about the process of teaching and learning with visually impaired children; enhancing strategies and exercises for learning the execution of the violin; This facilitate learning with regard to posture, placement coordination and movements of assimilation. The conclusions and results show a development of this student skills in relation to independence, performative musical development and socialization.pt_PT
dc.identifier.tid201134403
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/4376
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectInvisualpt_PT
dc.subjectViolinopt_PT
dc.subjectMúsicapt_PT
dc.subjectWordspt_PT
dc.subjectBlindpt_PT
dc.subjectViolinpt_PT
dc.subjectMusicpt_PT
dc.titleEstratégias para o ensino do violino a uma criança invisualpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Música - Instrumento e Música de Conjuntopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
TM_SANDRA_SA.pdf
Size:
2.55 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: