Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O ensino da formação musical para crianças em idade pré-escolar no âmbito do ensino artístico especializado da música

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Elsa Gomes(18).pdf3.53 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Surge o presente trabalho no âmbito do Mestrado em Ensino da Música, realizado na Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART) do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), sob a orientação da Professora Doutora Maria de Fátima Carmona Simões da Paixão e do Professor José Filomeno Martins Raimundo. Está dividido em duas partes: I) Prática de Ensino Supervisionada e II) Projeto de Investigação — O ensino da Formação Musical para crianças em idade pré-escolar no âmbito do Ensino Artístico Especializado. Na primeira parte apresenta-se uma síntese e reflexão crítica das práticas pedagógicas desenvolvidas em estágio de natureza profissional decorrido na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional. Observaram-se e orientaram-se aulas das disciplinas de Formação Musical e de Classe de Conjunto (Orquestra) do Projeto Orquestra Geração. Na segunda parte — estudo de investigação aplicada com o título O ensino da Formação Musical para crianças em idade pré-escolar no âmbito do Ensino Artístico Especializado — apresenta-se como produto final um referencial da oferta de préiniciação musical no âmbito do ensino artístico especializado. Esta apresentação decorre de um plano de investigação assente na aplicação de questionários dirigidos a docentes das escolas de ensino artístico especializado de música da Área Metropolitana de Lisboa, que visa responder às seguintes questões de pesquisa: Q1. Qual a pertinência da existência de uma oferta de ensino artístico especializado de pré-iniciação, dirigida a crianças em idade pré-escolar? Q2. Qual/quais a(s) disciplina(s) ou área(s) disciplinares que deve(m) ser constituinte(s) de uma oferta de ensino artístico especializado de pré-iniciação, dirigida a crianças em idade pré-escolar?; Q3. Qual/quais a(s) metodologia(s) a adotar, na lecionação de uma oferta de ensino artístico especializado de pré-iniciação, dirigida a crianças em idade pré-escolar? O plano de investigação foi precedido de uma revisão de literatura que permitiu a problematização de conceitos basilares do desenvolvimento do projeto, a saber: educação pré-escolar, educação artística, pré-escolar e subdomínio da música, ensino artístico especializado, iniciação em música, formação musical e metodologias ativas de aprendizagem.
Abstract : By the end of the Master’s Degree in Music Teaching, at Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART) of the Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), under the direction of Professor Maria de Fátima Carmona Simões da Paixão and of Professor José Filomeno Martins Raimundo, appears this work, divided into two parts: I) Supervised Teaching Practice and II) Research Project – The teaching of Musical Training for children of preschool age in the context of specialized artistic teaching of music. The first part presents a critical reflection of the pedagogical practices developed in a professional internship that took place at Escola Artística de Música do Conservatório Nacional. Classes of Musical Training and Ensemble Music Class (Orchestra) of the Projeto Orquestra Geração were observed and oriented. The second part — an applied research study with the title The teaching of Musical Training for children of preschool age in the context of specialized artistic teaching of music — presents as the final product a reference draft of an offer in pre-initiation in music within the scope of specialized artistic teaching of music. This presentation is the result of a research plan based on the application of questionnaires addressed to teachers of schools of specialized artistic teaching of music in the Área Metropolitana de Lisboa, which aim to answer the following research questions: Q1. What is the relevance of the existence of a specialized pre-initiation artistic education offer, aimed at children of preschool age; Q2. Which subjects or subject areas should be part of a specialized pre-initiation artistic education offer, aimed at children of preschool age; Q3. What is the methodology to be adopted in the teaching of a specialized preinitiation artistic education offer, aimed at children of preschool age; The research plan was preceded by a literature revision that allowed the questioning of basic concepts of the development of the project, namely: pre-school education, artistic education, pre-school and subdomain of music, specialized artistic teaching, initiation in music, musical education, and active learning methodologies.

Description

Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música.

Keywords

Formação musical Educação pré-escolar Iniciação em música Pré-iniciação em música Ensino artístico especializado Musical training Preschool education Pré-initiation in music Iniciation in music Specialized artistic teaching

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue