Repository logo
 
Publication

O ensino da formação musical para crianças em idade pré-escolar no âmbito do ensino artístico especializado da música

datacite.subject.fosDomínio/Área Científica : Humanidadespt_PT
dc.contributor.advisorPaixão, Maria de Fátima Carmona Simões da
dc.contributor.advisorRaimundo, José Filomeno Martins
dc.contributor.authorGomes, Elsa Matos
dc.date.accessioned2021-05-18T10:22:54Z
dc.date.available2021-05-18T10:22:54Z
dc.date.issued2020
dc.date.submitted2020
dc.descriptionDissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música.
dc.description.abstractSurge o presente trabalho no âmbito do Mestrado em Ensino da Música, realizado na Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART) do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), sob a orientação da Professora Doutora Maria de Fátima Carmona Simões da Paixão e do Professor José Filomeno Martins Raimundo. Está dividido em duas partes: I) Prática de Ensino Supervisionada e II) Projeto de Investigação — O ensino da Formação Musical para crianças em idade pré-escolar no âmbito do Ensino Artístico Especializado. Na primeira parte apresenta-se uma síntese e reflexão crítica das práticas pedagógicas desenvolvidas em estágio de natureza profissional decorrido na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional. Observaram-se e orientaram-se aulas das disciplinas de Formação Musical e de Classe de Conjunto (Orquestra) do Projeto Orquestra Geração. Na segunda parte — estudo de investigação aplicada com o título O ensino da Formação Musical para crianças em idade pré-escolar no âmbito do Ensino Artístico Especializado — apresenta-se como produto final um referencial da oferta de préiniciação musical no âmbito do ensino artístico especializado. Esta apresentação decorre de um plano de investigação assente na aplicação de questionários dirigidos a docentes das escolas de ensino artístico especializado de música da Área Metropolitana de Lisboa, que visa responder às seguintes questões de pesquisa: Q1. Qual a pertinência da existência de uma oferta de ensino artístico especializado de pré-iniciação, dirigida a crianças em idade pré-escolar? Q2. Qual/quais a(s) disciplina(s) ou área(s) disciplinares que deve(m) ser constituinte(s) de uma oferta de ensino artístico especializado de pré-iniciação, dirigida a crianças em idade pré-escolar?; Q3. Qual/quais a(s) metodologia(s) a adotar, na lecionação de uma oferta de ensino artístico especializado de pré-iniciação, dirigida a crianças em idade pré-escolar? O plano de investigação foi precedido de uma revisão de literatura que permitiu a problematização de conceitos basilares do desenvolvimento do projeto, a saber: educação pré-escolar, educação artística, pré-escolar e subdomínio da música, ensino artístico especializado, iniciação em música, formação musical e metodologias ativas de aprendizagem.pt_PT
dc.description.abstractAbstract : By the end of the Master’s Degree in Music Teaching, at Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART) of the Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), under the direction of Professor Maria de Fátima Carmona Simões da Paixão and of Professor José Filomeno Martins Raimundo, appears this work, divided into two parts: I) Supervised Teaching Practice and II) Research Project – The teaching of Musical Training for children of preschool age in the context of specialized artistic teaching of music. The first part presents a critical reflection of the pedagogical practices developed in a professional internship that took place at Escola Artística de Música do Conservatório Nacional. Classes of Musical Training and Ensemble Music Class (Orchestra) of the Projeto Orquestra Geração were observed and oriented. The second part — an applied research study with the title The teaching of Musical Training for children of preschool age in the context of specialized artistic teaching of music — presents as the final product a reference draft of an offer in pre-initiation in music within the scope of specialized artistic teaching of music. This presentation is the result of a research plan based on the application of questionnaires addressed to teachers of schools of specialized artistic teaching of music in the Área Metropolitana de Lisboa, which aim to answer the following research questions: Q1. What is the relevance of the existence of a specialized pre-initiation artistic education offer, aimed at children of preschool age; Q2. Which subjects or subject areas should be part of a specialized pre-initiation artistic education offer, aimed at children of preschool age; Q3. What is the methodology to be adopted in the teaching of a specialized preinitiation artistic education offer, aimed at children of preschool age; The research plan was preceded by a literature revision that allowed the questioning of basic concepts of the development of the project, namely: pre-school education, artistic education, pre-school and subdomain of music, specialized artistic teaching, initiation in music, musical education, and active learning methodologies.pt_PT
dc.identifier.tid202726797
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/7538
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectFormação musicalpt_PT
dc.subjectEducação pré-escolarpt_PT
dc.subjectIniciação em músicapt_PT
dc.subjectPré-iniciação em músicapt_PT
dc.subjectEnsino artístico especializadopt_PT
dc.subjectMusical trainingpt_PT
dc.subjectPreschool educationpt_PT
dc.subjectPré-initiation in musicpt_PT
dc.subjectIniciation in musicpt_PT
dc.subjectSpecialized artistic teachingpt_PT
dc.titleO ensino da formação musical para crianças em idade pré-escolar no âmbito do ensino artístico especializado da músicapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Músicapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Elsa Gomes(18).pdf
Size:
3.53 MB
Format:
Adobe Portable Document Format