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Faria de Vasconcelos ‘por Terras D’Além-mar’ latino americano: da pluralidade à defesa e promoção das culturas locais bolivianas numa interculturalidade emancipatória e participante

dc.contributor.authorMartins, Ernesto Candeias
dc.date.accessioned2020-01-20T11:41:30Z
dc.date.available2020-01-20T11:41:30Z
dc.date.issued2019-03-03
dc.descriptionO pedagogo e psicólogo Faria de Vasconcelos (1880-1939) foi considerado um dos melhores da Europa (baluarte da Escola Nova), realizando imensos estudos experimentais de psicologia escolar e pedagogia. A publicação das Obras Completas de Faria de Vasconcelos pela Fundação Calouste Gulbenkian pelo professor J. Ferreira Marques (1986, 2000, 2009) constitui um contributo de inestimável valor para a cultura e pedagogia portuguesa. O método pedagógico defendido por Faria de Vasconcelos opunha-se ao enciclopedismo e aos princípios da escola tradicional e, por isso na sua ansia de transformar a educação num processo educativo ativo, centraliza os seus ideias nos interesses do aluno, que participa no seu próprio plano de desenvolvimento pessoal, social (profissional) para a autonomia com liberdade e responsabilidade. O conhecimento do aluno provinha da observação e da experiência, de modo a criar hábitos de trabalho, pensamento crítico e de procura científica. Faria de Vasconcelos atribui importância fundamental ao ambiente em que a educação se processa, ao meio em que o educando se desenvolve. Por isso insiste que o ensino deve provir da própria vida, a partir da realidade concreta, ligar-se ao mundo da experiência e da representação da criança, da maneira de ver infantil e dos interesses do aluno, que o educador deve respeitar as leis do desenvolvimento psicológico da infância. A libertação da criança é a palavra de ordem da pedagogia nova e inscreve-se na linha da emancipação geral do homem. Neste processo, Faria de Vasconcelos deposita confiança nos educandos, na aptidão para se formarem partindo deles mesmos (vocação) e no respeito pela sua natureza. Por isso defendeu a educação baseada nas tendências, usando «métodos ativos», uma educação genética e diferenciada. A educação é o centro das suas preocupações psicopedagógicas, sempre unida a interesses e compromissos políticos, num comportamento que nunca apresenta contornos partidários. Diga-se o que se disser deste pedagogista português, das suas ideias, das suas realizações, ou dos seus discursos pedagógicos, a verdade é que, da sua rica personalidade foram deixados traços marcantes na sua extensa obra escrita. Conhecedor invulgar do que a nível internacional se passava no campo da educação, desenvolveu entre nós uma intensa obra de divulgação dos novos ideais educativos e dos novos planos de ação didática e formação de professores.pt_PT
dc.description.abstractAbordaremos hermenêuticamente neste texto quatro pontos essenciais em Faria de Vasoncelos sob a temática da multi e interculturalidade, tendo como marco referencial a sua obra Por Terras d’Além-Mar, com especial atenção: à defesa dos direitos do povo boliviano no contexto do direito internacional da Sociedade das Nações (Conflito da Guerra do Pacífico em 1879); a distinção entre a multiculturalidade e a interculturalidade no contexto dos países latino-americano, apostando Faria de Vasconcelos por uma interculturalidade emancipatória e participativa na sociedade boliviana; uma análise aprofundada à narração da obra Por Terras d’Além-Mar, no âmbito patrimonial, sociocultural e educativo; a educação intercultural da criança boliviana na diversidade de culturas naquela época de princípios do séc. XX e no contexto da (re) organização da reforma da educação pública (liberal) em Bolívia.pt_PT
dc.description.sponsorshipCâmara Municipal de Castelo Branco; Junta de Freguesia de Castelo Branco; CeiED da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias - e FCT; Instituto Politécnico de Castelo Branco; Associação HISCULTEDUCApt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMartins, Ernesto Candeias (2019) -Faria de Vasconcelos ‘por Terras D’Além-mar’ latino americano: da pluralidade à defesa e promoção das culturas locais bolivianas numa interculturalidade emancipatória e participante. In: Martins, E.C., António Faria de Vasconcelos nos meandros do Movimento da Escola Nova: Pioneiro da Educação do Futuro. Castelo Branco: Edição Câmara Municipal de Castelo Branco /Várzea da Rainha Impressores/Editora. p. 621-640.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-691-808-8
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/6879
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCâmara Municipal de Castelo Branco (arquivo municipal) / Várzea da Rainha Impressores - Editorapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectMulticulturalidadept_PT
dc.subjectFaria de Vasconcelospt_PT
dc.subjectEducação interculturalpt_PT
dc.subjectEducação bolivianapt_PT
dc.subjectEscola Novapt_PT
dc.subjecteducação culturalpt_PT
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dc.typebook part
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oaire.citation.conferencePlaceCastelo Brancopt_PT
oaire.citation.endPage640pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage621pt_PT
oaire.citation.titleAntónio Faria de Vasconcelos nos meandros do Movimento da Escola Nova: Pioneiro da Educação do Futuropt_PT
oaire.citation.volume1pt_PT
person.familyNameMartins
person.givenNameErnesto Candeias Martins
person.identifier.orcid0000-0003-4841-1215
person.identifier.scopus-author-id47561931300
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication0155abfc-a506-46b9-86d6-675c142f86dc
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