Repository logo
 
Publication

“Gestão sustentável dos recursos”: uma sequência didática em ambiente CTS

dc.contributor.authorOrtigão, Manuela
dc.contributor.authorPaixão, Fátima
dc.date.accessioned2016-04-19T12:50:15Z
dc.date.available2016-04-19T12:50:15Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractO estudo apresentado teve como objetivo a implementação de elementos capazes de potenciar a Educação para o Desenvolvimento Sustentável com alunos do 8.º ano de escolaridade (14 anos), aquando da abordagem do tema Gestão Sustentável dos Recursos. Planificamos, aplicamos e validamos uma sequência didática alicerçada em recursos de cariz CTS diversificados e interligados com uma aprendizagem em ambiente não formal numa visita de estudo ao Museu do Papel Terras de Santa Maria. Foi aplicado um questionário, no início e no final do estudo da Química, a dois grupos de turmas de 8.º ano de diferentes escolas: duas turmas de uma escola afastada e com ensino não controlado pela investigadora e duas turmas de uma das autoras, na escola em que esta lecionava. Foi usada uma metodologia mista, centrada numa perspetiva de investigação ação, com recurso a análise de conteúdo e a análise inferencial de dados provenientes de um questionário de avaliação de competências dos alunos. Os resultados apurados, com base no instrumento de recolha, permitiram concluir que as competências dos alunos que seguiram a sequência de ensino planificada no âmbito deste estudo revelaram-se melhores do que aquelas dos alunos que seguiram a sequência linear do Programa.pt_PT
dc.description.abstractThe present study had as its main goal to implement elements capable of boosting Education for Sustainable Development in the 8th grade students (14 years), when the approach of Sustainable Resource Management theme. We plan, develop and validate a teaching sequence grounded in STS resources interconnected with a diverse and non-formal learning environment in a study visit to the Santa Maria Paper Museum. A questionnaire was administered at the beginning and end of the study of Chemistry in two groups of 8th grade classes from different schools: a school with classes teaching is not controlled by the researcher and the researcher two classes, the school where she taught. A mixed methodology, centered on a perspective of action research, using content analysis and inferential analysis of data from a questionnaire for assessing students' skills was used. The results, based on the collection instrument, showed that the competences of the students who followed the sequence of planned teaching in this study proved to be better than those of students who followed the linear sequence of the program.pt_PT
dc.identifier.citationORTIGÃO, Manuela; PAIXÃO, Fátima - “Gestão sustentável dos recursos”: uma sequência didática em ambiente CTS. Interacções. ISSN 1646-2335. Vol. 11, nº 39, p 472-484.pt_PT
dc.identifier.issn1646-2335
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/4369
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto da Educação da Universidade de Lisboapt_PT
dc.relation.ispartofseries39;
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação em ciênciaspt_PT
dc.subjectEnsino de químicapt_PT
dc.subjectEnsino básicopt_PT
dc.subjectEducação CTSpt_PT
dc.subjectSequência didáticapt_PT
dc.subjectEducação para o desenvolvimento sustentávelpt_PT
dc.subjectScience educationpt_PT
dc.subjectChemistry teachingpt_PT
dc.subjectBasic educationpt_PT
dc.subjectSTS Educationpt_PT
dc.subjectDidactic sequencept_PT
dc.subjectEducation for sustainable developmentpt_PT
dc.title“Gestão sustentável dos recursos”: uma sequência didática em ambiente CTSpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage484pt_PT
oaire.citation.startPage472pt_PT
oaire.citation.titleInteracçõespt_PT
oaire.citation.volume11pt_PT
person.familyNamePaixão
person.givenNameFátima
person.identifier.ciencia-idDD12-8B3A-A2BE
person.identifier.orcid0000-0002-8026-4633
person.identifier.scopus-author-id14828264600
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication97127deb-7ec8-4e25-b31f-099cb08c96a0
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery97127deb-7ec8-4e25-b31f-099cb08c96a0

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Gestao_sustentavel_recursos.pdf
Size:
997.54 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: