Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
342.99 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Com o objetivo de compreender a relação entre os docentes/investigadores e o repositório científico, elaborou-se um estudo baseado num inquérito por questionário para docentes/investigadores de uma instituição de ensino superior. As questões incidiram sobre o Movimento de Acesso Livre ao Conhecimento Científico, o conhecimento do repositório institucional e da Política de Depósito de Documentos no repositório, a predisposição para a participação e a utilização do repositório na docência. Os resultados foram tratados com o programa SPSS. Foram obtidas 94 (19%) respostas válidas, onde verificou-se que os docentes/investigadores conhecem o repositório e atribuem-lhe muita importância. Os impactos institucionais identificados foram imagem, visibilidade e reputação. Os impactos individuais identificados foram reputação científica, reconhecimento pelos pares e aumento das citações. Obtiveram-se os seguintes resultados: 66% dos respondentes indicaram utilizar o repositório, sobretudo, para pesquisa científica; 80,9% dos docentes/investigadores recomendam aos estudantes o uso do repositório; 69,1% dos respondentes possuem documentos no repositório; o depósito mediado é o mais utilizado; 87,2% dos respondentes referiram continuar a depositar no repositório; e 66% conhecem a Política de Depósito de Documentos no repositório, mas 68% desconhecem a obrigatoriedade de depositar lá seus documentos. Os resultados denotam bom nível de aceitação e reconhecimento do repositório, mas devem continuar a ser desenvolvidas atividades de divulgação e formação.
Description
Keywords
Repositório científico Autoria Acesso Aberto Fortalecimento institucional Política organizacional Armazenamento e recuperação da informação
Pedagogical Context
Citation
Rodrigues, M.E.P.; Rodrigues, A.M. 2014. Os autores e o repositório científico – estudo de caso. RECIIS – Rev. Eletron. de Comun. Inf. Inov. Saúde. 2014 jun., 8(2): 107-121. (DOI: 10.3395/reciis.v8.i2.912.pt)
Publisher
www.reciis.icict.fiocruz.br