Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A montanha como contexto para explorar a matemática

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
2020-capitulo-santos-paixao-jorge.pdf185.72 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Sendo escassa a literatura sobre aprendizagens matemáticas em contextos não-formais, o Centro “Energia Viva de Montanha”, a instalar em Manteigas, na antiga fábrica do rio, apresentou-se-nos como uma oportunidade para conectar a Matemática com situações ligadas à vida e ao lazer de Montanha, de forma lúdica e amplificadora do currículo do ensino básico (6-10 anos). Neste enquadramento, e no âmbito dos temas em torno do qual se construirá o Centro - Montanha e Energia -, e das suas linhas de intervenção - Conhecer a Montanha, Expedição à Montanha, Viver a Montanha e Resgate na Montanha -, delineámos um projeto de investigação, a desenvolver no âmbito de um programa de doutoramento em Educação, que parte da seguinte questão-problema: Como potenciar aprendizagens de Matemática, numa perspetiva de conexões com outras áreas, através de atividades e recursos relacionados com as temáticas de um Centro de Ciências de Montanha? Neste artigo propomo-nos apresentar em linhas gerais o projeto de investigação, a desenvolver, apresentando, nomeadamente, os objetivos do estudo, o enquadramento teórico, as principais opções metodológicas e os principais resultados esperados.

Description

Keywords

Contextos não-formais Educação Matemática Realista Centro “Energia Viva de Montanha”

Pedagogical Context

Citation

Santos, N., Paixão, F., & Jorge, F. R. (2020). A montanha como contexto para explorar a matemática. In F. Raposo, F. R. Jorge, & M. Carvalhinho (Coords.), Reflexões sobre Património, Educação e Cultura - I Encontro em Património, Educação e Cultura. RVJ Editores, p. 95-103.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

RVJ Editores