Repository logo
 
Publication

Grafismo de identidade televisiva : o caso de estudo da Rádio e Televisão de Portugal 1

datacite.subject.fosDomínio/Área Científica : Humanidadespt_PT
dc.contributor.advisorMartins, Daniel Raposo
dc.contributor.authorFreitas, Pedro André Guerreiro de
dc.date.accessioned2019-05-27T17:11:21Z
dc.date.available2019-05-27T17:11:21Z
dc.date.issued2019
dc.descriptionDissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco em associação com a Faculdade de Arquitetura, Universidade de Lisboa para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico.
dc.description.abstractDiariamente um canal de televisão utiliza o motion graphics para expressar a sua identidade, sendo possível observar a sua incorporação nas autopromoções, programas, blocos informativos, reportagens, entre outros. São criados pacotes gráficos para incorporar o que o canal pretende transmitir. Em Portugal, nenhum dos quatro canais generalistas prescinde de usar motion graphics porque permite dar visibilidade aos conteúdos e captar a atenção de um número de telespectadores maior. A presente dissertação trata de o motion graphics e da sua relação semântica com a identidade corporativa de um canal de televisão. Esta investigação visa descobrir como o motion graphics contribui para a consolidação da identidade visual de um canal de televisão, compreendendo a adoção de diversos “tons de voz”. Para tal, através de uma metodologia qualitativa e não intervencionista, propõe-se o recurso ao estudo de casos da Rádio Televisão de Portugal 1, com recolha, seleção, análise e síntese critica de informação. Assim sendo, a investigação fica dividida em três partes. Na primeira parte apresenta-se o contexto de histórico sobre o motion graphics, onde são definidas as áreas de aplicação e os seus componentes. Na segunda parte faz-se uma análise sobre a identidade visual, o que a define, onde se aprofunda a composição da identidade visual televisiva. Na terceira parte tem-se o objetivo de analisar a identidade do canal RTP1 através do motion graphics. Deste modo poderá compreender-se o processo de construção de uma identidade visual e as suas principais caraterísticas. Perceber a relação entre o grafismo, identidade e a autopromoção. Pretende-se que a investigação analise também se o som e o movimento trazem vantagens à identidade de um canal. Procura-se, portanto, perceber de que formas pode o motion graphics contribuir para a consolidação da identidade visual de um canal de televisão.pt_PT
dc.description.abstractAbstract : Every day a television channel uses motion graphics to express its identity, being possible to observe its incorporation in the self-promotions, programs, informative blocks, reports, among others. Graphical packages are created to incorporate what the channel wants to transmit. In Portugal, none of the four generalist channels refrains from using motion graphics because it gives visibility to the content and captures the attention of a larger number of viewers. The present dissertation deals with motion graphics and its semantic relation to the corporate identity of a television channel. This research aims to discover how motion graphics contributes to the consolidation of the visual identity of a television channel, understanding the adoption of different tones of voice. For this, through a qualitative and non-interventionist methodology, it is proposed to resort to the case study of Rádio Televisão de Portugal 1, with collection, selection, analysis and critical synthesis of information. Therefore, the investigation is divided into three parts. The first part presents the historical context on motion graphics, where the areas of application and their components are defined. In the second part, an analysis is made of the visual identity, which defines it, where the composition of the television visual identity is deepened. In the third part the purpose of analyzing the identity of the RTP1 channel through motion graphics. In this way the process of constructing a visual identity and its main characteristics can be understood. Perceive the relationship between graphics, identity and self-promotion. It is intended that the research also examines whether sound and motion bring any advantages to the identity of a channel. It is therefore sought to discover in what ways motion graphics can contribute to the consolidation of the visual identity of a television channel.pt_PT
dc.identifier.tid202249239
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/6537
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectIdentidade televisivapt_PT
dc.subjectMotion graphicspt_PT
dc.subjectPacotes gráficos para TVpt_PT
dc.subjectRTP1pt_PT
dc.subjectTelevision identitypt_PT
dc.subjectMotion graphicspt_PT
dc.subjectGraphic package for TVpt_PT
dc.titleGrafismo de identidade televisiva : o caso de estudo da Rádio e Televisão de Portugal 1pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Design Gráficopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Pedro Freitas (19).pdf
Size:
26.49 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: