Repository logo
 
Publication

Análise exploratória de dados com recurso a tecnologias educativas

dc.contributor.authorJorge, Fátima
dc.contributor.authorSilveira, Paulo
dc.date.accessioned2023-02-24T12:14:07Z
dc.date.available2023-02-24T12:14:07Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractAs atuais orientações curriculares para o ensino da estatística na educação básica preconizam estratégias de ensino e aprendizagem que promovam a análise exploratória de dados através de tarefas de índole investigativa, bem como do recurso a tecnologias digitais que apoiem o tratamento de informação estatística e a análise da situação em estudo. Destaca-se, em particular, o valor de uma abordagem que enfatize as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade, nomeadamente através da escolha de temáticas centradas em questões sociais e científicas relevantes, relacionadas com a vida pessoal e escolar dos alunos, que apoiem abordagens interdisciplinares e, especialmente, uma aprendizagem matemática com significado. O workshop que aqui se apresenta tem como objetivos: desenvolver um ciclo de investigação estatística (tomando como ponto de partida a formulação de um problema a ser resolvido através de procedimentos estatísticos e com recurso a tecnologia); e refletir sobre o valor e limitações do uso de tecnologias. Pela importância da água para a vida humana e pelo caráter interdisciplinar do tema no Ensino Básico, a água é a temática da qual emergirá a questão a partir da qual a sessão se organiza. Em termos de tecnologias digitais, privilegia-se o uso de folha de cálculo e de Applets (App) de uso livre, disponíveis on-line.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationJorge, F. R., & Silveira, P. (2021). Análise exploratória de dados com recurso a tecnologias educativas. In V. Santos, I. Cabrita, T. Neto, M. Pinheiro, & J. B. Lopes (Orgs), Matemática com vida: diferentes olhares sobre a tecnologia (pp. 113-118). UA Editora. DOI: http://dx.doi.org/10.48528/vt67-1729pt_PT
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.48528/vt67-1729pt_PT
dc.identifier.isbn978-972-789-722-3
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/8357
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUA Editorapt_PT
dc.relationFinanciado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto UIDB/00194/2020.pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectFormação contínua de professorespt_PT
dc.subjectEducação matemática realistapt_PT
dc.subjectAbordagem CTSpt_PT
dc.subjectTarefas investigativaspt_PT
dc.subjectDidática da estatísticapt_PT
dc.titleAnálise exploratória de dados com recurso a tecnologias educativaspt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceAveiropt_PT
oaire.citation.endPage118pt_PT
oaire.citation.startPage113pt_PT
oaire.citation.titleMatemática com vida: diferentes olhares sobre a tecnologiapt_PT
person.familyNameJorge
person.familyNameSilveira
person.givenNameFátima
person.givenNamePaulo
person.identifier1527330
person.identifier.ciencia-idE01D-2586-1040
person.identifier.ciencia-id971D-D0D2-20AD
person.identifier.orcid0000-0001-5122-8230
person.identifier.orcid0000-0003-4552-2323
person.identifier.scopus-author-id57203914599
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationfe453ad8-f196-4b1a-9dad-e5d840265436
relation.isAuthorOfPublicationeffe60ad-618e-4287-b1c5-ca68c3ff3b33
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryfe453ad8-f196-4b1a-9dad-e5d840265436

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
capitulo-livro-UA-2020.pdf
Size:
2.87 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: