dc.contributor.author | Jorge, Fátima | |
dc.contributor.author | Silveira, Paulo | |
dc.date.accessioned | 2023-02-24T12:14:07Z | |
dc.date.available | 2023-02-24T12:14:07Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.description.abstract | As atuais orientações curriculares para o ensino da estatística na educação básica preconizam estratégias de ensino e aprendizagem que promovam a análise exploratória de dados através de tarefas de índole investigativa, bem como do recurso a tecnologias digitais que apoiem o tratamento de informação estatística e a análise da situação em estudo. Destaca-se, em particular, o valor de uma abordagem que enfatize as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade, nomeadamente através da escolha de temáticas centradas em questões sociais e científicas relevantes, relacionadas com a vida pessoal e escolar dos alunos, que apoiem abordagens interdisciplinares e, especialmente, uma aprendizagem matemática com significado. O workshop que aqui se apresenta tem como objetivos: desenvolver um ciclo de investigação estatística (tomando como ponto de partida a formulação de um problema a ser resolvido através de procedimentos estatísticos e com recurso a tecnologia); e refletir sobre o valor e limitações do uso de tecnologias. Pela importância da água para a vida humana e pelo caráter interdisciplinar do tema no Ensino Básico, a água é a temática da qual emergirá a questão a partir da qual a sessão se organiza. Em termos de tecnologias digitais, privilegia-se o uso de folha de cálculo e de Applets (App) de uso livre, disponíveis on-line. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Jorge, F. R., & Silveira, P. (2021). Análise exploratória de dados com recurso a tecnologias educativas. In V. Santos, I. Cabrita, T. Neto, M. Pinheiro, & J. B. Lopes (Orgs), Matemática com vida: diferentes olhares sobre a tecnologia (pp. 113-118). UA Editora. DOI: http://dx.doi.org/10.48528/vt67-1729 | pt_PT |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.48528/vt67-1729 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-972-789-722-3 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/8357 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | UA Editora | pt_PT |
dc.relation | Financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto UIDB/00194/2020. | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Formação contínua de professores | pt_PT |
dc.subject | Educação matemática realista | pt_PT |
dc.subject | Abordagem CTS | pt_PT |
dc.subject | Tarefas investigativas | pt_PT |
dc.subject | Didática da estatística | pt_PT |
dc.title | Análise exploratória de dados com recurso a tecnologias educativas | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Aveiro | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 118 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 113 | pt_PT |
oaire.citation.title | Matemática com vida: diferentes olhares sobre a tecnologia | pt_PT |
person.familyName | Jorge | |
person.familyName | Silveira | |
person.givenName | Fátima | |
person.givenName | Paulo | |
person.identifier | 1527330 | |
person.identifier.ciencia-id | E01D-2586-1040 | |
person.identifier.ciencia-id | 971D-D0D2-20AD | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-5122-8230 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-4552-2323 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57203914599 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | fe453ad8-f196-4b1a-9dad-e5d840265436 | |
relation.isAuthorOfPublication | effe60ad-618e-4287-b1c5-ca68c3ff3b33 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | fe453ad8-f196-4b1a-9dad-e5d840265436 |