Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.87 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
As atuais orientações curriculares para o ensino da estatística na educação básica preconizam estratégias de ensino e aprendizagem que promovam a análise exploratória de dados através de tarefas de índole investigativa, bem como do recurso a tecnologias digitais que apoiem o tratamento de informação estatística e a análise da situação em estudo. Destaca-se, em particular, o valor de uma abordagem que enfatize as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade, nomeadamente através da escolha de temáticas centradas em questões sociais e científicas relevantes, relacionadas com a vida pessoal e escolar dos alunos, que apoiem abordagens interdisciplinares e, especialmente, uma aprendizagem matemática com significado. O workshop que aqui se apresenta tem como objetivos: desenvolver um ciclo de investigação estatística (tomando como ponto de partida a formulação de um problema a ser resolvido através de procedimentos estatísticos e com recurso a tecnologia); e refletir sobre o valor e limitações do uso de tecnologias. Pela importância da água para a vida humana e pelo caráter interdisciplinar do tema no Ensino Básico, a água é a temática da qual emergirá a questão a partir da qual a sessão se organiza. Em termos de tecnologias digitais, privilegia-se o uso de folha de cálculo e de Applets (App) de uso livre, disponíveis on-line.
Description
Keywords
Formação contínua de professores Educação matemática realista Abordagem CTS Tarefas investigativas Didática da estatística
Citation
Jorge, F. R., & Silveira, P. (2021). Análise exploratória de dados com recurso a tecnologias educativas. In V. Santos, I. Cabrita, T. Neto, M. Pinheiro, & J. B. Lopes (Orgs), Matemática com vida: diferentes olhares sobre a tecnologia (pp. 113-118). UA Editora. DOI: http://dx.doi.org/10.48528/vt67-1729
Publisher
UA Editora