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- How do stakeholders evaluate smart specialization policies defined for their regions?Publication . Farinha, Luís; Lopes, João; Sebastião, João Renato; João, J. Ferreira; Oliveira, José; Silveira, PauloThis paper aims to understand how the different stakeholders assess the adequacy of smart specialization policies defined for their regions. Design/methodology/approach This paper has followed a quantitative methodology through the application of questionnaire surveys to stakeholders of the various territorial regions in Portugal. Findings As a result, from the “resource-based view” approach applied to the various regions, the attained results highlight that the suitability of smart specialization policies defined for the Portuguese regions is not unanimous among its stakeholders. Originality/value The research can be used as a tool to assist regional policymakers in strategic reflection when defining and adjusting smart specialization strategies in their territories.
- A opinião de jovens futebolistas sobre o envolvimento parental na sua prática desportivaPublication . Serrano, João; Silveira, Paulo; Lucas, Miguel Alexandre Rebelo; Honório, SamuelObjetivo: conhecer a opinião das crianças sobre o envolvimento parental. Metodologia: A amostra é constituída por 203 crianças praticantes de futebol, entre os escalões de infantis e iniciados. O instrumento utilizado foi o questionário adaptado do “Parental Involvement Sport Questionnaire” de Lee e Mclean (1997). Resultados: Na opinião das crianças há um grande envolvimento dos mesmos na prática desportiva dos filhos. Conclusões: estudo demonstrou que há diferenças na influência e intervenção e no incentivo e preocupação dos pais na prática desportiva dos filhos, entre os infantis e iniciados. Há também diferenças no incentivo e preocupação dos pais na prática desportiva dos filhos e no espírito desportivo, entre os pais que têm habilitações literárias altas e baixas. Há ainda diferenças na influência e intervenção dos pais na prática desportiva dos filhos e no incentivo e preocupação com essa prática, entre os pais com e sem prática desportiva.
- Análise dos estilos de aprendizagem e da inteligência emocional dos alunos do Instituto Politécnico de Castelo BrancoPublication . Silveira, Paulo; Galindo-Villardón, María Purificación; Vicente Galindo, María PurificaciónEste estudo foi desenhado para avaliar os estilos de aprendizagem e a inteligência emocional dos alunos das seis escolas de ensino superior do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Pretende-se, também, evidenciar o papel dos métodos fatoriais multivariantes na análise de dados, com particular destaque para os métodos Biplot que nunca foram utilizados neste contexto. Os métodos Biplot (Gaiindo, 1986; Galindo, 1987) são técnicas de inspeção de dados multivariados que permitem detetar de uma forma intuitiva a estrutura interna de uma tabela de dados. Para recolher a informação foram utilizados o questionário TMMS (Trait Meta-Mood Scale na sua versão TMMS-24 de Fernández-Berrocal et ai., 2004, validado para a população portuguesa por Queirós et ai, 2005) e o questionário CHAEA (Questionário Honey-Alonso de Estilos de Aprendizagem criado porAlonso e Honey em 1995 e validado para a população portuguesa por Miranda, 2008).
- Business Dynamism and Innovation Capacity, an Entrepreneurship Worldwide PerspectivePublication . Lopes, João; Oliveira, Márcio; Silveira, Paulo; Farinha, Luís; Oliveira, JoséThis research aims to identify which factors best explain business dynamics and innovation capacity in the continents of Africa, Asia, Europe, Latin America and the Caribbean, and North America. To achieve this, data from the Global Entrepreneurship Monitor and the Global Competitiveness Report is used. The linear regression method is utilized with the stepwise procedure for data analysis. It is possible to ascertain that, with a view to increasing innovation capacity in the African continent, business leaders and managers should be acquainted with innovation studies to better understand technological advances. In relation to Asia, the detected models of business dynamism and capacity for innovation are positive. On the European continent, the results show that RIS3 has a positive impact on the capacity for innovation. In Latin America and the Caribbean, it seems that business dynamism and the capacity for innovation are negative and regional development policies should be more flexible. In North America, it appears that business dynamism and the capacity for innovation are negative. The research contributes with measures that can be applied by organizations and policymakers to these five continents to improve the performance of business dynamism and the capacity for innovation in their territories. The resulting data give originality to the research as well as important contributions, not only to the theory, but also to the entities (organizations and governments) acting in the field who can implement new policies, such as tax incentives to companies for the first purchase of high-tech equipment, products, or products with intellectual property rights developed by national companies and provide support policies directed to companies that purchase high-tech domestic equipment.
- Pedras que falam Ciência, Tecnologia e Matemática. Simetrias na Cantaria Tradicional de AlcainsPublication . Jorge, Fátima Regina; Silveira, Paulo; Barroso, Maria CelesteNeste texto, propomo-nos evidenciar alguma da geometria subjacente ao trabalho do canteiro tradicional, quer ao nível das ferramentas e técnicas utilizadas, quer ao nível da simetria dos padrões produzidos.
- Envolvimento parental no futebolPublication . Serrano, João; Silveira, Paulo; Cunha, André Filipe Marques; Faustino, AntónioDiiferentes autores referem que os pais avaliam a performance desportiva dos seus filhos consoante as suas crenças pessoais, despoletadas através de fatores como o apoio e entusiasmo que se revelam fundamentais no desenvolvimento das capacidades do atleta (Fredricks e Eccles,2004). A interligação dos atributos parentais reflete-se através das competências percebidas e das expetativas que as crianças possuem acerca das suas vivências desportivas. A dicotomização entre estas duas perspetivas (pais e filhos) associa-se às atividades por estes realizadas em conjunto, bem como o encorajamento parental e os comportamentos existentes durante a vida desportiva do seu filho. Desta forma a postura apresentada por parte dos pais tornar-se um modelo para o atleta, seguindo este as diretrizes percebidas pelo comportamento padrão (Hoover-Dempsey & Sandler, 2005).
- Smart specialization policies: innovative performance models from European regionsPublication . Lopes, João; Farinha, Luís; Ferreira, João J.; Silveira, PauloThis research seeks to identify the factors that best explain the performance of regional innovation in Europe, in the era of smart specialization. Data were collected from the Regional Innovation Scoreboard 2016 and a quantitative methodology was followed using linear regressions as statistical methods. The results allowed us to reach four explanatory models of performance innovation for Innovative Regions Leader, Strong, Moderate and Modest. Some policies have also been suggested as possible regional innovation measures that can help policy makers to clarify and improve the innovation performance of these regions.
- Comparação entre géneros nas modalidades do Imagery (cinestésica, visual interna e visual externa) em participantes de basquetebolPublication . Duarte-Mendes, Pedro; Silva, Luís Miguel Correia da; Marinho, Daniel; Petrica, João; Silveira, PauloAtualmente, tem-se verificado uma grande preocupação por parte dos profissionais do desporto em desenvolver e implementar estratégias e técnicas de aperfeiçoamento motor, com o objetivo de otimizar os gestos técnicos desportivos e consequentemente a performance do atleta. Desta forma, o Imagery pode servir como uma metodologia complementar para a melhoria do processo ensino-aprendizagem de habilidades e destrezas motoras, assim como o seu nível de performance. Apesar de se registarem vários estudos sobre o Imagery, poucos são os que abordam a temática que pretendemos investigar relativamente à comparação de géneros e dentro da modalidade proposta.
- Ambientes de educação não formal: um projecto interactivo na comunidade educativaPublication . Paixão, Fátima; Jorge, Fátima; Silveira, Paulo; Balau, SóniaA resolução de problemas, entendida como uma competência transversal, assume uma importância fundamental por contribuir para desenvolver conhecimento conceptual e processual e outras competências, tais como prever, planear, formular hipóteses, controlar variáveis ou comunicar. A história da ciência assume, igualmente, um elemento potenciador de aprendizagens de qualidade, entre outros aspectos, pela riqueza de contextos e situações que oferece e que são passíveis de articulação com o currículo, proporcionando uma aproximação cultural à ciência e contribuindo para uma interdisciplinaridade com diferentes áreas do saber. Tendo em conta que a resolução de problemas históricos constitui uma oportunidade ímpar para, recorrendo a contextos do passado, estabelecer novas visões sobre muitos temas actuais, em particular quando surgem associados a experiências inovadoras de aprendizagem, concebemos, organizámos e dinamizámos uma Exposição Científica Interactiva. Neste trabalho, descreve-se a Exposição e apresentam-se os resultados da avaliação do seu impacto junto de professores e alunos que nela participaram e que apontam que o Projecto se apresentou como muito inovador.
- Pensamento computacional e resolução de problemas em matemáticaPublication . Jorge, Fátima; Silveira, PauloOs atuais documentos de orientação curricular para o Ensino Básico incluem o pensamento computacional como uma das capacidades matemáticas a desenvolver. Trata-se de uma novidade curricular em Portugal que acompanha tendências internacionais ancoradas na assunção da premência de dotar os cidadãos de ferramentas e competências cruciais para enfrentar os desafios e a complexidade que marcam o século XXI. Estes aspetos, também associados ao incremento do uso de ferramentas computacionais, estão refletidos no quadro do PISA 2022 no qual se assume que os jovens devem possuir e evidenciar capacidades de pensamento computacional na resolução de problemas em matemática. Neste trabalho apresentamos uma ação de formação desenvolvida com professores de matemática em que pretendemos evidenciar a relação entre pensamento computacional e resolução de problemas, através da apresentação, exploração e discussão de tarefas que mobilizem práticas associadas ao pensamento computacional, contemplando, se relevante, o recurso a tecnologias digitais.