Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Pensamento computacional e resolução de problemas em matemática

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
artigo-2023-Mat-com-vida.pdf1.77 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Os atuais documentos de orientação curricular para o Ensino Básico incluem o pensamento computacional como uma das capacidades matemáticas a desenvolver. Trata-se de uma novidade curricular em Portugal que acompanha tendências internacionais ancoradas na assunção da premência de dotar os cidadãos de ferramentas e competências cruciais para enfrentar os desafios e a complexidade que marcam o século XXI. Estes aspetos, também associados ao incremento do uso de ferramentas computacionais, estão refletidos no quadro do PISA 2022 no qual se assume que os jovens devem possuir e evidenciar capacidades de pensamento computacional na resolução de problemas em matemática. Neste trabalho apresentamos uma ação de formação desenvolvida com professores de matemática em que pretendemos evidenciar a relação entre pensamento computacional e resolução de problemas, através da apresentação, exploração e discussão de tarefas que mobilizem práticas associadas ao pensamento computacional, contemplando, se relevante, o recurso a tecnologias digitais.

Description

Keywords

Matemática Aprendizagens Essenciais Ensino Básico Ensino Secundário Resolução de problemas Pensamento computacional

Citation

Jorge, F. R. & Silveira, P. (2022). Pensamento computacional e resolução de problemas em matemática. In V. Santos, I.Cabrita, T. B. Neto, M. M. Pinheiro, & J. B. Lopes (Coords.), Matemática com Vida – Diferentes Olhares sobre o Pensamento Computacional (pp. 27-32). UA Editora.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue