| dc.contributor.author | Bartolomeu, Jéssica Diogo | |
| dc.contributor.author | Pires, Maria da Natividade | |
| dc.date.accessioned | 2025-01-02T13:37:40Z | |
| dc.date.available | 2025-01-02T13:37:40Z | |
| dc.date.issued | 2024 | |
| dc.description.abstract | Este capítulo apresenta uma perspetiva teórica e uma intervenção prática num grupo de crianças do 3.º ano de escolaridade, numa escola em Portugal, tendo em vista o contributo da Literatura para a Infância na aceitação da diversidade cultural e na compreensão do conceito de identidade pessoal. Os livros selecionados integram o Catálogo do Projeto Europeu IDPBC – Identity and Diversity in Picture Books Collection e ilustram formas de diminuir preconceitos e estereótipos no âmbito educativo, compreensão da identidade pessoal através da aceitação da diversidade e práticas de mediação literária em relação ao fenómeno migratório e ao seu impacto educativo, conceitos fundamentais na dinâmica cultural contemporânea na sociedade, e na escola em particular. Apresentam-se dados recolhidos que permitem verificar neste grupo de crianças o desenvolvimento de atitudes como a tolerância e a aceitação da diversidade. | pt_PT |
| dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
| dc.identifier.citation | BARTOLOMEU, Jéssica Diogo; PIRES, Maria da Natividade (2024). Práticas Inclusivas na Escola através da Literatura para Crianças. In DEBUS, Eliane [et al.], ed. - Encontros (de)marcados entre leitores e literatura. 2.ª ed. Florianópolis: Cruz e Sousa. ISBN 978-65-85042-22-2. p. 91-113. | pt_PT |
| dc.identifier.isbn | 978-65-85042-22-2 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/9252 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
| dc.publisher | Cruz e Sousa | pt_PT |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
| dc.subject | Ensino | pt_PT |
| dc.subject | Literatura infantil | pt_PT |
| dc.subject | Inclusão | pt_PT |
| dc.subject | Identidade pessoal | pt_PT |
| dc.subject | Tolerância | pt_PT |
| dc.title | Práticas Inclusivas na Escola através da Literatura para Crianças. | pt_PT |
| dc.type | book part | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | Florianópolis | pt_PT |
| oaire.citation.endPage | 113 | pt_PT |
| oaire.citation.issue | 2 | pt_PT |
| oaire.citation.startPage | 91 | pt_PT |
| oaire.citation.title | Encontros (de)marcados entre leitores e literatura. | pt_PT |
| person.familyName | Carvalho Pires | |
| person.givenName | Maria da Natividade | |
| person.identifier.ciencia-id | 511E-5D94-45E3 | |
| person.identifier.orcid | 0000-0002-7853-1595 | |
| rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
| rcaap.type | bookPart | pt_PT |
| relation.isAuthorOfPublication | 22bf141e-640b-47e4-860c-fd750ea4034d | |
| relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 22bf141e-640b-47e4-860c-fd750ea4034d |
