Publication
Criar espaços transversais de cidadania na formação de professores
| dc.contributor.author | Paixão, Fátima | |
| dc.date.accessioned | 2012-07-19T14:25:58Z | |
| dc.date.available | 2012-07-19T14:25:58Z | |
| dc.date.issued | 2008-03 | |
| dc.description.abstract | A dificuldade de uma formação de professores despertos para a educação para a cidadania transforma-se num desafio, tanto maior quanto mais consciência vamos tendo da exigência do tempo actual e da natureza complexa e transversal do próprio conceito de cidadania. Na impossibilidade da existência de Manuais de Cidadania e levantando a questão da natureza de um conhecimento que se adapte ao tempo actual, mas tomando como imprescindível preparar os professores para actuarem como construtores de saberes estruturantes, discutimos a cidadania activa identificada como competência para a acção crítico/reflexiva. Tal ponto de vista impõe a sua identificação com um agir responsável, com o saber lidar adequadamente com diferenças culturais e envolvendo uma relação harmoniosa com as múltiplas vertentes dos patrimónios culturais e naturais. Desta ideia de cidadania, passamos para questões que s prendem com mudanças nas metodologias de formação de professores, relevando que as metodologias tradicionais e expositivas, ainda muito habituais no ensino superior, já não podem ter lugar num quadro de exigências como as que se impõem. A criação de espaços transversais de cidadania pode surgir como uma estratégia adequada para desenvolver essa competência nos futuros professores. | por |
| dc.identifier.citation | PAIXÃO, Fátima (2008) - Criar espaços transversais de cidadania na formação de professores. In Conferência Ibérica Educação para a Cidadania. Lisboa, 9-10 de Março. Atas. ISBN 978-989-95062-4-4. p. 408-414. | por |
| dc.identifier.isbn | 978-989-95062-4-4 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/1361 | |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.peerreviewed | yes | por |
| dc.publisher | Universidade de Lisboa. Faculdade de Ciências | por |
| dc.subject | Formação de professores | por |
| dc.subject | Educação para a cidadania | por |
| dc.subject | Competências | por |
| dc.title | Criar espaços transversais de cidadania na formação de professores | por |
| dc.type | journal article | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | por |
| oaire.citation.endPage | 414 | por |
| oaire.citation.startPage | 408 | por |
| oaire.citation.title | Conferência Ibérica Educação para a Cidadania | por |
| person.familyName | Paixão | |
| person.givenName | Fátima | |
| person.identifier.ciencia-id | DD12-8B3A-A2BE | |
| person.identifier.orcid | 0000-0002-8026-4633 | |
| person.identifier.scopus-author-id | 14828264600 | |
| rcaap.rights | openAccess | por |
| rcaap.type | article | por |
| relation.isAuthorOfPublication | 97127deb-7ec8-4e25-b31f-099cb08c96a0 | |
| relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 97127deb-7ec8-4e25-b31f-099cb08c96a0 |
