Repository logo
 
Publication

Adequação do repertório de iniciação de piano ao contexto cultural e histórico de Portugal

datacite.subject.fosDomínio/Área Científica : Humanidadespt_PT
dc.contributor.advisorPaixão, Maria de Fátima Carmona Simões da
dc.contributor.authorAzevedo, Rafael Tomás Ribeiro de
dc.date.accessioned2019-04-22T10:28:57Z
dc.date.available2019-04-22T10:28:57Z
dc.date.issued2019
dc.date.submitted2019
dc.descriptionRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, variante Instrumento e Música de Conjunto.
dc.description.abstractO presente relatório está dividido em duas partes e contempla a Prática de Ensino Supervisionada e o Projeto de Investigação, ambos realizados no ano letivo de 2016/2017. A primeira parte foi realizada no Conservatório Regional de Artes do Montijo, e expõe a prática de ensino supervisionada que ocorreu durante esse período. Foram escolhidos dois alunos de piano para análise das aulas individuais e um trio de violino violoncelo e piano para análise das aulas de conjunto. A segunda parte explicitou o desenvolvimento do projeto de investigação, englobando a fundamentação teórica do estudo, as entrevistas, e o desenvolvimento de partituras adaptadas para o nível de iniciação de piano. O projeto consistiu, numa primeira fase, no levantamento de dados para determinar a necessidade de desenvolver um método que tenha por base melodias folclóricas. Na segunda fase, procedeu-se à adaptação de melodias tradicionais para partituras adequadas ao nível de iniciação.pt_PT
dc.description.abstractAbstract : The present report is divided in two distinct parts, a Supervised Teaching Practice and a Research Project, both of which were developed during the 2016/2017 school year. The first part took place at the Conservatório Regional de Artes do Montijo, and exposes the pedagogic practice that occurred during that period. In order to analyze the individual lessons, two piano students were chosen for that effect, and a violin, cello and piano trio of students were also picked for the analysis of the group lessons. The second part explicits the development of the Research Project, that begins, in its first portion, with the selection of data in order to determine the necessity of developing a method that has for its base element the musical folklore of Portugal. The second portion of the Project exposes the process of transforming the traditional melodies into adequate adaptations, ready to be taught to beginner students.pt_PT
dc.identifier.tid202246680
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/6484
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectPrática de ensino supervisionadapt_PT
dc.subjectPianopt_PT
dc.subjectMétodos para pianopt_PT
dc.subjectMúsica tradicionalpt_PT
dc.subjectSupervised teaching practicept_PT
dc.subjectPiano methodspt_PT
dc.subjectPortuguese folklorept_PT
dc.titleAdequação do repertório de iniciação de piano ao contexto cultural e histórico de Portugalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Música, variante Instrumento e Música de Conjuntopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Rafael Azevedo(17).pdf
Size:
2.77 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: