Repository logo
 
Publication

O potencial didático dos heróis no processo de ensino-aprendizagem da História de Portugal no 1º Ciclo do Ensino Básico

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorMoreira, Maria João da Silva Guardado
dc.contributor.authorOliveira, Ivo Miguel Ferreira de
dc.date.accessioned2019-06-25T10:07:41Z
dc.date.available2019-06-25T10:07:41Z
dc.date.issued2019
dc.descriptionRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.pt_PT
dc.description.abstractO presente relatório de estágio surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES) realizada no 2º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, sendo que o estudo investigativo concretizou-se na PES do 1º Ciclo do Ensino Básico. Neste estudo procurámos verificar e avaliar o potencial didático dos heróis no processo de ensino-aprendizagem da História de Portugal no 1º Ciclo do Ensino Básico. Este estudo foi realizado na Escola Básica Integrada João Roiz, no qual participaram 28 alunos com idades compreendidas entre os 9 e os 10 anos. Metodologicamente, esta é uma investigação qualitativa. Optámos pelo uso do estudo de caso e recorremos à técnica do Focus Group e à aplicação de fichas (testes), usando a observação participante, registos de observação e notas de campo como instrumentos e técnicas de recolha de dados. A análise dos dados recolhidos demonstrou um crescimento do interesse e do conhecimento em relação à área do Estudo do Meio Social, nomeadamente da História de Portugal. A forma como os alunos evoluíram nas respostas dadas e no interesse demonstrado pela História revelam-nos a importância da figura histórica heroificada nas suas aprendizagens. Da triangulação de dados podemos concluir que a figura histórica heroificada influencia positivamente a aprendizagem da História de Portugal no 1º Ciclo do Ensino Básico tendo, por isso, um forte potencial didático nas aprendizagens desta área disciplinar.pt_PT
dc.description.abstractThe presente internship report appears in the scope of the Supervised Teaching Practice (PES) executed in the 2nd year of the Master’s Degree in Preschool Education and Teaching the 1st Cycle of Basic Education, being that the investigate study it materialized in the PES of the 1st Cycle of Basic Education. In this study we searched and evaluate the didactic potential of the heroes in the teaching-learning processo of the History of Portugal in the 1st Cycle of Basic Education. This study was realized at the Escola Básica Integrada João Roiz, in wich 28 students aged between 9 and 10 years participated. Methodologically, this is a qualitative research. We opted for the use of the case study and resorted to the Focus Group technique and the application of tokens (tests), using participant observation, observation records and field notes as data collection tools and techniques. The analysis of the collected data showed an increase of interest and knowledge in relation to the area of the Study of the Social Environment, more in particular the History of Portugal. The way of the students evolved in their answers reveals and interest shown by History to us the importance of the heroic historical figure in their learnings. From the triangulation of data we can conclude that the heroified historical figure positively influences the learning of the History of Portugal in the 1st Cycle of Basic Education, thus being a strong didactic potential on learning in this subject area.pt_PT
dc.identifier.tid202256740
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/6590
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectHistória de Portugalpt_PT
dc.subjectHeróipt_PT
dc.subjectPotencial didáticopt_PT
dc.subject1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subjectPrática de Ensino Supervisionada (PES)pt_PT
dc.subjectHistory of Portugalpt_PT
dc.subjectHeropt_PT
dc.subjectDidactic Potentialpt_PT
dc.subject1st Cycle of Basic Educationpt_PT
dc.subjectSupervised Teaching Practice (PES)pt_PT
dc.titleO potencial didático dos heróis no processo de ensino-aprendizagem da História de Portugal no 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
relatóriodeestágio_final_.pdf
Size:
4.62 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: