Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Os padrões e o pensamento algébrico em contexto de 1º ciclo

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Relatório de Estágio Maria do Céu Cruz.pdf5.01 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

De modo a concluir o Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico foi concebido este Relatório de Estágio, dando a conhecer o percurso feito ao longo de cinco meses numa Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos da cidade de Castelo Branco. Este documento reflecte a integração e a aplicação dos conhecimentos adquiridos ao longo de todo o percurso académico. O caminho percorrido, durante as Práticas Supervisionadas, passou pelas aulas de observação e aulas de trabalho efectivo com crianças de 6/7 anos do 1º Ano de Escolaridade. Ao longo dessas práticas, procurou-se desenvolver actividades e aplicar tarefas com vista à obtenção de material válido para realizar o estudo relativo à forma como as crianças, mais novas do 1º ciclo, constroem o seu conhecimento e o aplicam na resolução de problemas com regularidade de repetição e crescimento (pictóricos e numéricos). Este estudo pretende responder à questão “Será que diversificando tarefas de padrões de repetição e crescimento se promove o pensamento algébrico nas crianças de 6-7 anos? sendo essencialmente prático pois relata as experiências vividas no decurso do processo investigativo, suportado por uma metodologia de investigação-acção, para o estudo dos padrões e a forma como estes podem ajudar os alunos no desenvolvimento do pensamento algébrico, revelando maiores dificuldades nos padrões de crescimento que conduzam à generalização. Esta turma, através das evidências demonstradas, identifica as regularidades nos padrões pictóricos e numéricos, e evidenciou possuir já uma predisposição para resolver tarefas problemáticas através da generalização em situações adequadas às suas capacidades.

Description

Relatório apresentado ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.

Keywords

Pensamento algébrico Padrões Regularidades Tarefas matemáticas

Pedagogical Context

Citation

CRUZ, Maria do Céu Pereira Mendes da (2011) - Os padrões e o pensamento algébrico em contexto de 1º Ciclo. Castelo Branco. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco. 127 f. Dissertação de Mestrado.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License