Publication
Os padrões e o pensamento algébrico em contexto de 1º ciclo
| dc.contributor.advisor | Afonso, Paulo José Martins | |
| dc.contributor.advisor | Jorge, Fátima Regina Duarte Gouveia Fernandes | |
| dc.contributor.author | Cruz, Maria do Céu Pereira Mendes da | |
| dc.date.accessioned | 2012-02-20T14:48:02Z | |
| dc.date.available | 2012-02-20T14:48:02Z | |
| dc.date.issued | 2011 | |
| dc.description | Relatório apresentado ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. | por |
| dc.description.abstract | De modo a concluir o Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico foi concebido este Relatório de Estágio, dando a conhecer o percurso feito ao longo de cinco meses numa Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos da cidade de Castelo Branco. Este documento reflecte a integração e a aplicação dos conhecimentos adquiridos ao longo de todo o percurso académico. O caminho percorrido, durante as Práticas Supervisionadas, passou pelas aulas de observação e aulas de trabalho efectivo com crianças de 6/7 anos do 1º Ano de Escolaridade. Ao longo dessas práticas, procurou-se desenvolver actividades e aplicar tarefas com vista à obtenção de material válido para realizar o estudo relativo à forma como as crianças, mais novas do 1º ciclo, constroem o seu conhecimento e o aplicam na resolução de problemas com regularidade de repetição e crescimento (pictóricos e numéricos). Este estudo pretende responder à questão “Será que diversificando tarefas de padrões de repetição e crescimento se promove o pensamento algébrico nas crianças de 6-7 anos? sendo essencialmente prático pois relata as experiências vividas no decurso do processo investigativo, suportado por uma metodologia de investigação-acção, para o estudo dos padrões e a forma como estes podem ajudar os alunos no desenvolvimento do pensamento algébrico, revelando maiores dificuldades nos padrões de crescimento que conduzam à generalização. Esta turma, através das evidências demonstradas, identifica as regularidades nos padrões pictóricos e numéricos, e evidenciou possuir já uma predisposição para resolver tarefas problemáticas através da generalização em situações adequadas às suas capacidades. | por |
| dc.identifier.citation | CRUZ, Maria do Céu Pereira Mendes da (2011) - Os padrões e o pensamento algébrico em contexto de 1º Ciclo. Castelo Branco. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco. 127 f. Dissertação de Mestrado. | por |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/1170 | |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.peerreviewed | yes | por |
| dc.subject | Pensamento algébrico | por |
| dc.subject | Padrões | por |
| dc.subject | Regularidades | por |
| dc.subject | Tarefas matemáticas | por |
| dc.title | Os padrões e o pensamento algébrico em contexto de 1º ciclo | por |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | Escola Superior de Educação de Castelo Branco | por |
| oaire.citation.endPage | 127 | por |
| rcaap.rights | restrictedAccess | por |
| rcaap.type | masterThesis | por |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Relatório de Estágio Maria do Céu Cruz.pdf
- Size:
- 5.01 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 2.02 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description:
