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Os padrões e o pensamento algébrico em contexto de 1º ciclo

dc.contributor.advisorAfonso, Paulo José Martins
dc.contributor.advisorJorge, Fátima Regina Duarte Gouveia Fernandes
dc.contributor.authorCruz, Maria do Céu Pereira Mendes da
dc.date.accessioned2012-02-20T14:48:02Z
dc.date.available2012-02-20T14:48:02Z
dc.date.issued2011
dc.descriptionRelatório apresentado ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.por
dc.description.abstractDe modo a concluir o Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico foi concebido este Relatório de Estágio, dando a conhecer o percurso feito ao longo de cinco meses numa Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos da cidade de Castelo Branco. Este documento reflecte a integração e a aplicação dos conhecimentos adquiridos ao longo de todo o percurso académico. O caminho percorrido, durante as Práticas Supervisionadas, passou pelas aulas de observação e aulas de trabalho efectivo com crianças de 6/7 anos do 1º Ano de Escolaridade. Ao longo dessas práticas, procurou-se desenvolver actividades e aplicar tarefas com vista à obtenção de material válido para realizar o estudo relativo à forma como as crianças, mais novas do 1º ciclo, constroem o seu conhecimento e o aplicam na resolução de problemas com regularidade de repetição e crescimento (pictóricos e numéricos). Este estudo pretende responder à questão “Será que diversificando tarefas de padrões de repetição e crescimento se promove o pensamento algébrico nas crianças de 6-7 anos? sendo essencialmente prático pois relata as experiências vividas no decurso do processo investigativo, suportado por uma metodologia de investigação-acção, para o estudo dos padrões e a forma como estes podem ajudar os alunos no desenvolvimento do pensamento algébrico, revelando maiores dificuldades nos padrões de crescimento que conduzam à generalização. Esta turma, através das evidências demonstradas, identifica as regularidades nos padrões pictóricos e numéricos, e evidenciou possuir já uma predisposição para resolver tarefas problemáticas através da generalização em situações adequadas às suas capacidades.por
dc.identifier.citationCRUZ, Maria do Céu Pereira Mendes da (2011) - Os padrões e o pensamento algébrico em contexto de 1º Ciclo. Castelo Branco. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco. 127 f. Dissertação de Mestrado.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/1170
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subjectPensamento algébricopor
dc.subjectPadrõespor
dc.subjectRegularidadespor
dc.subjectTarefas matemáticaspor
dc.titleOs padrões e o pensamento algébrico em contexto de 1º ciclopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceEscola Superior de Educação de Castelo Brancopor
oaire.citation.endPage127por
rcaap.rightsrestrictedAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

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