Publication
A prática de música de conjunto (orquestra) no desenvolvimento musical e social do aluno
datacite.subject.fos | Domínio/Área Científica : Humanidades | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Castilho, Maria Luísa Faria de Sousa Cerqueira Correia | |
dc.contributor.author | Abrantes, Margarida Duarte | |
dc.date.accessioned | 2024-03-20T16:18:49Z | |
dc.date.available | 2024-03-20T16:18:49Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.description.abstract | O presente Relatório de Estágio é composto por duas partes: Prática de Ensino Supervisionada onde se descreve as aulas observadas e lecionadas numa escola do projeto Orquestra Geração e uma segunda parte, o Projeto de Investigação, intitulado “A prática de Música de Conjunto (Orquestra) no Desenvolvimento Musical e Social do Aluno”, que tem como principais objetivos identificar as vantagens e as desvantagens que os dois tipos de prática, individual e de conjunto, têm no desenvolvimento musical e social do aluno, bem como compreender de que forma a música de conjunto é uma componente essencial para a evolução do aluno na fase de iniciação do instrumento. Pretende-se ainda compreender os diferentes contributos da aprendizagem individual e da aprendizagem em grupo no desenvolvimento musical e social do aluno, e ainda analisar possíveis relações entre as competências musicais e as competências sociais do aluno na música de conjunto. Para isso foi realizada uma Investigação Descritiva, de natureza qualitativa, uma vez que inicialmente foi feita uma pesquisa da literatura atual acerca do objeto de investigação e seguidamente foram recolhidos dados para poder responder às questões enumeradas inicialmente. A recolha de dados consistiu na realização de Inquéritos por Questionário a professores e alunos mais avançados do projeto, bem como por Entrevista a alunos mais novos. De acordo com os resultados desta Investigação, foi possível comprovar que a prática musical em orquestra transporta efetivamente inúmeras vantagens, tanto para o desenvolvimento musical como para a evolução social dos alunos e, por isso mesmo, é um projeto cuja continuidade é indispensável para as comunidades onde está inserido. | pt_PT |
dc.description.abstract | Abstract : This Internship Report is made up of two parts: Supervised Teaching Practice, which describes the lessons observed and taught at a school in the Orquestra Geração project, and a second part, the Research Project, entitled "The practice of Ensemble Music (Orchestra) in the Musical and Social Development of the Student". Its main objectives are to identify the advantages and disadvantages that the two types of practice, individual and ensemble, have on the student's musical and social development, as well as to understand how ensemble music is an essential component in the student's development as they begin to play the instrument. The aim is also to understand the different contributions of individual and group learning to the student's musical and social development, and to analyze possible links between the student's musical skills and social skills in ensemble music. For this purpose, a descriptive, qualitative investigation was carried out, since the current literature on the object of investigation was initially researched and data was then collected in order to answer the questions initially listed. Data collection consisted of conducting Questionnaire Surveys with teachers and more advanced students in the project, as well as interviews with younger students. According to the results of this Research, it was possible to prove that musical practice in an orchestra effectively brings numerous advantages, both for the musical development and for the social evolution of the students and, for this reason, it is a project whose continuity is indispensable for the communities in which it is inserted. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203559274 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/8935 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Prática orquestral | pt_PT |
dc.subject | Competências musicais | pt_PT |
dc.subject | Competências sociais | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento musical | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento social | pt_PT |
dc.subject | Orchestral practice | pt_PT |
dc.subject | Musical skills | pt_PT |
dc.subject | Social skills | pt_PT |
dc.subject | Musical development | pt_PT |
dc.subject | Social development | pt_PT |
dc.title | A prática de música de conjunto (orquestra) no desenvolvimento musical e social do aluno | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino de Música – Instrumento e Música de Conjunto | pt_PT |