Repository logo
 
Publication

A comunicação corporativa do município de Tábua

dc.contributor.advisorNeves, João Vasco Matos
dc.contributor.advisorMartins, Daniel Raposo
dc.contributor.authorRibeiro, Pedro Miguel Lourenço da Costa
dc.date.accessioned2014-01-14T15:25:36Z
dc.date.available2014-01-14T15:25:36Z
dc.date.issued2014
dc.date.submitted2013
dc.descriptionDissertação/Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco em parceria com a Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico.por
dc.description.abstractA presente proposta remete para a Comunicação Corporativa do Município de Tábua. A importância da representação gráfica das cidades e vilas deixou de ser só apenas um contributo inovador. Na década de trinta do século XX, as cidades e vilas ganharam uma estruturação gráfica de modo a uniformizá-las, através de brasões municipais. O brasão mantém-se ainda hoje como elemento gráfico de assumido destaque para as autarquias. Figura no protocolo autárquico como símbolo da cidade ou vila e é usado, nomeadamente, em suportes de comunicação institucional. Nas últimas décadas, as cidades e vilas sentiram a necessidade de afirmar a sua identidade através de um sistema gráfico que as permitisse distinguir de todas as outras. O crescimento acentuado da fixação das pessoas nas cidades e vilas, faz com que elas hoje em dia vivam num ambiente fortemente competitivo, daí a existência de concorrência entre si como forma de atraírem investimentos e pessoas. Deste modo não podemos menosprezar a diferenciação através de uma marca como elemento de afirmação da identidade da cidade. O objetivo deste estudo é clarificar antes de mais, o significado da marca e a sua aplicação na identificação do concelho de Tábua. A metodologia adotada será ativa e intervencionista e terá um estudo de caso global que depois se divide em pequenos estudos de caso. Podemos dizer que as gramáticas gráficas usadas na nas atuais marcas municipais podem afirmar a cidade ou a vila, pretende-se portanto numa primeira fase uma investigação sobre todos os elementos históricos da vila de Tábua, para numa segunda fase criar uma identidade global forte e que mostre bem o espírito de afirmação deste município perante os outros.por
dc.identifier.tid201074230
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/2214
dc.language.isoporpor
dc.subjectMarcapor
dc.subjectMunicípiopor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectIdentidadepor
dc.subjectDesignpor
dc.titleA comunicação corporativa do município de Tábuapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Design Gráficopor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MESTRADO_PEDRO RIBEIRO.pdf
Size:
14.7 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: