Repository logo
 
Publication

Contribución al estudio del uso potencial de los recursos electrónicos en la enseñanza superior

datacite.subject.fosHumanidadespt_PT
dc.contributor.advisorPulgarín Guerrero, António
dc.contributor.advisorPérez Pulido, Margarita
dc.contributor.authorRodrigues, M.E.P.
dc.date.accessioned2017-01-16T23:01:36Z
dc.date.available2017-01-16T23:01:36Z
dc.date.issued2016
dc.descriptionTese de doutoramento apresentada à Universidade da Extremadura para obtenção do Grau de Doutor em Ciencias de la Información y de la Comunicación.pt_PT
dc.description.abstractA b-on é uma biblioteca digital que faculta, às instituições de investigação e do ensino superior portuguesas, o acesso ao texto integral de muitas revistas científicas, e-books e outros documentos fundamentais à investigação científica e ao progresso da ciência. O acesso à b-on no Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) foi disponibilizado em 2004. Verificando-se que os níveis de utilização da b-on pela comunidade académica/científica do IPCB são baixos constituiu objetivo principal do presente trabalho de investigação o estudo dos níveis de utilização dos recursos eletrónicos, designadamente a b-on, por parte da comunidade de docentes/investigadores do IPCB, utilizando a Teoria da Difusão de Inovação (TDI) de Everett Rogers. O estudo foi realizado através da aplicação de um inquérito por questionário aos docentes/investigadores do IPCB, modelado com o Google Docs e complementado por uma entrevista às bibliotecárias. A percentagem de respostas válidas foi de 33,7%. Das 3 bibliotecárias do IPCB, 2 acederam a ser entrevistadas. Verificou-se que 94,2% dos respondentes indicou conhecer a b-on e 81,8% revelou ser seu utilizador. Considerando as categorias de Rogers ocorreu a seguinte distribuição: Inovadores (6,8%), Adotantes iniciais (23,9%), Maioria precoce (27,4%), Maioria tardia (23,9%), Retardatários (17,0%). Verificou-se que os Inovadores são os que conhecem e utilizam a b-on mais frequentemente, sendo que os Retardatários não conhecem e/ou não utilizam a b-on. Os Inovadores pertencem, maioritariamente, às áreas científicas das Ciências Naturais e do Ambiente e das Ciências Exatas e da Engenharia. Quanto aos Retardatários estes situam-se maioritariamente nas áreas das Ciências Sociais e das Humanidades incluindo as Artes. Os Inovadores e os Adotantes iniciais indicaram aceder a partir de qualquer local com acesso à Internet, enquanto a Maioria precoce e a Maioria tardia utiliza, sobretudo, o acesso via Campus Virtual. Todas as categorias valorizaram os artigos científicos com peer review. A vantagem relativa, a compatibilidade e a experimentação foram os atributos que revelaram mais impactar positivamente na adoção da b-on. A maioria dos docentes/investigadores considerou importante a realização de formação para melhor utilizar a b-on e 72,7% indicaram o bibliotecário como formador preferencial, emergindo este como agente de mudança. Concluiu-se que é possível aplicar a TDI ao estudo da utilização da biblioteca digital b-on. A b-on é mais utilizada pelas Ciências Naturais e do Ambiente e pelas Ciências Exatas e da Engenharia. É necessário promover mais formação sobre a b-on junto dos docentes/investigadores da área das Ciências Sociais e Humanidades incluindo as Artes situados maioritariamente entre a Maioria tardia e os Retardatários.pt_PT
dc.description.abstractAbstract: The Library of Online Knowledge known as b-on is a digital library that provides to the Portuguese institutions of higher education the access to the full-text of a high number of scientific publications, like peer review journals, e-books, and other types of documents that are indispensable to education and scientific research. B-on is available to all the members of Instituto Politécnico of Castelo Branco (IPCB), since 2004, but despite its characteristics the level of utilization by the members of IPCB is low. The main aim to of this research project is to study the use of b-on and other electronic information resources by the academic staff of the IPCB using the Everett Rogers Diffusion of Innovation Theory (TDI). The survey was conducted by applying a questionnaire to all members of IPCB academic staff and it was complemented by an interview with the IPCB librarians. 33,7% of valid answers were obtained and two librarian agreed to be interviewed. It was found that 94.2% know the b-on and 81.8% use it. Considering the categories of adopters of innovation proposed by Rogers following distribution was found: Innovators (6.8%), Early adopters (23.9%), Early majority (27.4%), Late majority (23.9%), Laggards (17,0%). It was found that Innovative are those who know and use b-on more often, and Laggards do not know and/or do not use the b-on. Innovators belong mostly to scientific areas of Natural and Environmental Sciences, Exact Sciences and Engineering. As for Laggards, these are located mainly in the areas of Social Sciences and Humanities including Arts. Innovators and Early adopters indicated that they accede to b-on from any location with Internet access, while the Early majority and Late majority uses, above all, access via Campus Virtual. All the categories of adopters valued, above all, scientific articles with peer review. The relative advantage, the compatibility and the experimentation were the attributes that have strong impact in the adoption of b-on. Training it was considered by most respondents as very important in order to improve the capabilities of using b-on. Among those, 72.7% indicated the librarian as the person that can provide adequate training to the users, emerging as the changing agent. It was concluded that it is possible to apply the TDI to the study of the use of b-on. b-on is mostly used by the Natural and Environmental Sciences and the Physical Sciences and Engineering. It is necessary to promote more training about the b-on at IPCB with particular incidence among the academics of Social Sciences and Humanities including the Arts.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/5423
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectTeoria da difusão de inovaçãopt_PT
dc.subjectBiblioteca digitalpt_PT
dc.subjectb-onpt_PT
dc.subjectEstudo de utilizadorpt_PT
dc.subjectDiffusion of Innovations Theorypt_PT
dc.subjectDigital librarypt_PT
dc.subjectUser studypt_PT
dc.titleContribución al estudio del uso potencial de los recursos electrónicos en la enseñanza superiorpt_PT
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
person.familyNameRodrigues
person.givenNameM.E.P.
person.identifier.orcid0000-0001-9842-3412
person.identifier.scopus-author-id56688089900
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typedoctoralThesispt_PT
relation.isAuthorOfPublication789db16f-5360-4102-86bf-e202575bc7e4
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery789db16f-5360-4102-86bf-e202575bc7e4
thesis.degree.nameDoutoramento em Ciencias de la lnformación y de la Comunicaciónpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TESE_DOC_VERSAO_FINAL.pdf
Size:
5.4 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: