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Authors
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Abstract(s)
No glossário do Plano de Igualdade de
Género do IPCB, a definição da palavra
“Género” é a seguinte: “Género refere-se aos
papeis e responsabilidades das mulheres
e dos homens, os quais são construídos
nas nossas famílias, sociedades e culturas.
O conceito de género inclui também as
expectativas sobre as características,
aptidões e comportamentos expectáveis
de mulheres e homens (feminidade e
masculinidade). Os papeis e expectativas de
género são adquiridas. Eles podem mudar
ao longo dos tempos e variam dentro e entre
culturas.” Reduzir o conceito de género a
masculino e feminino não se coaduna com o
seu significado, nem com a dinâmica vivida
na sociedade atual e com a evolução do
comportamento das pessoas. É necessário
entender e respeitar as características de
cada um, numa perspetiva de aceitação,
já que o comportamento deriva não só da
individualidade, mas de um conjunto de
experiências, perceções e vivências.
Description
Keywords
Ensino superior Iguldade do género
Citation
FERREIRA, Ana V. (2023) - Igualdade de género e não discriminação no ensino superior: a resposta do IPCB aos novos desafios. IPCB Campus : Revista do Instituto Politécnico de Castelo Branco. ISSN 1647-9335. Vol. 13, n.º 23, p. 6-8.
Publisher
IPCB