Repository logo
 

IPCB Campus - Revista do Instituto Politécnico de Castelo Branco

Permanent URI for this collection

Browse

Recent Submissions

Now showing 1 - 10 of 85
  • Uma abordagm integrada para o sucesso dos estudantes do IPCB
    Publication . Ferreira, Ana Vaz; Silva, Ana Paula; Ribeiro, Ana RaquelSaraiva
    A promoção do sucesso escolar e o combate ao abandono exigem uma ação integrada por parte das instituições de ensino superior. Atuar em contexto de sala de aula não é suficiente, pelo que as estratégias devem abranger outros domínios que estão relacionados com a integração dos estudantes. A mudança do nível de ensino secundário para o ensino superior congrega um conjunto de novos desafios relacionados, em muitos caso, com o afastamento da família e a adaptação a um novo contexto, que provocam algum stress e ansiedade nos novos estudantes.
  • Novas Tecnologias e Inteligência Artificial em saúde: transformação na formação académica e na prática profissional
    Publication . Crisóstomo, Rute
    Nos últimos anos as novas tecnologias e a inteligência artificial (IA) têm assumido um papel crescente no setor da saúde. A sua aplicação tanto na formação académica dos futuros profissionais, nas instituições do ensino superior (IES) como nos diferentes contexto profissionais, exige uma transformação da formação oferecida aos profissionais de saúde.A formação académica destes profissionais tem, tradicionalmente seguido métodos clássicos, com uma forte componente teórica e prática. Contudo, as novas tecnologias têm vindo a alterar significativamente o ambiente de sala de aula, as estratégias de ensino-aprendizagem e as competências exigidas aos profissionais de saúde.
  • Modernização tecnológica e digital no ensino agrário: uma via para a sustentabilidade e inovação no setor
    Publication . Fernandez, Paulo
    A reforma e Modernização das Ciências Agrárias - Modernização tecnológica e digital das ciências agrárias e veterinárias, apresenta-se como uma estratégia essencial para responder aos desafios de um mundo em constante transformação a nível tecnológico e ambiental. A implementação de um programa de modernização do ensino nestas áreas é, por isso, crucial para garantir que as próximas gerações de profissionais estejam bem preparads para enfrentar os desafios atuais e futuros.
  • Estudar e viver no interior: uma escolha consciente
    Publication . Sampaio, Carlos
    Numa época em que a informação disponível acerca ofertas formativas e das vantagens e desvantagens de cada Instituição do Ensino Superior (IES), bem como a quantidade de informação em geral era bem menor, preenchi o formulário de candidatura ao ensino superior. Tinha de ordenar as minhas preferências de curso e instituição numa liste de seis hipóteses. Organizei as minhas escolhas em quatro instituições do litoral e duas do interior tendo sido colocado numa das do interior. Olhando para o passado, com a distância que o tempo permite, estou convicto de que foi o melhor para mim.
  • SPRINT - Centro de Investigação e Inovação em Desporto e Atividade Física e Saúde
    Publication . Petrica, João
    SPRINT - Centro de Investigação e Inovação em Desporto e Atividade Física e Saúde.
  • A saúde mental no ensino superior
    Publication . Ribeiro, Ana Raquel Saraiva
    A saúde mental no ensino superior tem despertado uma preocução cada vez maior, pois tem-se verificado um aumento da gravidade e de novos casos de problemas mentais nos estudantes que frequentam as instituições de ensino superior.
  • A igualdade de direitos e oportunidades e o dia internacional da mulher
    Publication . Ferreira, Ana Vaz
    A igualdade, em todas as suas dimensões, consta da Declaração Universal dos Direitos Humanos das Nações Unidas, proclamada em 1948, e redigida por uma comissão composta por homens e liderada por uma mulher, Eleanor Roosevelt. Muitos atribuem-lhe o facto de este direito constar de forma tão relevante.
  • Formação de profesores: o emergente e o urgente
    Publication . Silveira, Paulo
    Apesar do mediatismo assumido desde 2022, o problema da falta de professores é, desde há muito conhecido e antecipado. De acordo com o perfil do docente de 2018/19 (DGEEC, 2020), a idade média dos docentes no sistema público era de 54 anos na educação pré-escolar, era de 48 anos no 1.º CEB, de 51 no 2.º CEB e de 50 no 3.º CEB e ensino secundário. Com exceção do 1.º CEB, nos restantes ciclos de estudos a percentagem de docentes com mais de 50 anos era de mais de 50%.
  • Greeen and Inclusive Campus: um roteiro para alcaçar a sustentabilidade e a inclusão
    Publication . Ribeiro, Ana Raquel Saraiva; Quinta-Nova, L.C.
    O desenvolvimento deve satisfazer as necesssidades da população atual sem comprometer a capacidade de as gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades. A essência do desenvolvimento sustentável consiste em garantir uma vida digna para todos e conciliar a eficácia económica, a inclusão social e a responsabilidade ambiental no presente e no futuro.
  • Igualdade de género e não discriminação no ensino superior: a resposta do IPCB aos novos desafios
    Publication . Ferreira, Ana Vaz
    No glossário do Plano de Igualdade de Género do IPCB, a definição da palavra “Género” é a seguinte: “Género refere-se aos papeis e responsabilidades das mulheres e dos homens, os quais são construídos nas nossas famílias, sociedades e culturas. O conceito de género inclui também as expectativas sobre as características, aptidões e comportamentos expectáveis de mulheres e homens (feminidade e masculinidade). Os papeis e expectativas de género são adquiridas. Eles podem mudar ao longo dos tempos e variam dentro e entre culturas.” Reduzir o conceito de género a masculino e feminino não se coaduna com o seu significado, nem com a dinâmica vivida na sociedade atual e com a evolução do comportamento das pessoas. É necessário entender e respeitar as características de cada um, numa perspetiva de aceitação, já que o comportamento deriva não só da individualidade, mas de um conjunto de experiências, perceções e vivências.