Repository logo
 
Publication

Um olhar sobre a leitura rítmica : estratégias de ensino-aprendizagem

dc.contributor.authorPinto, Ana Luísa Ribeiro
dc.contributor.authorCastilho, M.L.C.
dc.date.accessioned2022-07-19T14:40:31Z
dc.date.available2022-07-19T14:40:31Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractA presente investigação incide na utilização de estratégias variadas e do conhecimento de estilos de aprendizagem, no Ensino Especializado da Música, em regime presencial e à distância. A problemática que se pretende estudar parte das difculdades de aquisição da leitura rítmica verifcadas em contexto de sala de aula, tendo, deste modo, se recorrido a uma investigação-ação. Em primeiro lugar, questionou-se se o estilo de aprendizagem individual potencia o surgimento de entraves ao desenvolvimento da competência de leitura rítmica e de que forma a implementa-ção de estratégias de ensino-aprendizagem poderão ser um recurso para colmatar estas difculda-des. Utilizaram-se como instrumentos de recolha de dados: refexões da prática pedagógica, inquéritos por questionário, testes de estilo de aprendizagem, e avaliações orais antes e após a implementação das estratégias selecionadas. As estratégias adotadas conduziram a um desenvolvimento profícuo das capacidades de leitura rítmica dos alunos da amostra em estudo, sendo estas capacidades condicionadas pelos estilos de aprendizagem individuais.pt_PT
dc.description.abstractAbstract : The current investigation focuses on the usage of diferent strategies and learning styles in Music Teaching, by attendance or at a distance, throughout the COVID pandemic. The main question stems from the low rhythmic reading skills verifed in the classroom context, answered by a researchaction. Firstly, the question of if an individual learning style boosts the appearance of blockages to the development of rhythmic reading skills and in which way the implementation of teaching-learning strategies could be a resource to fght such adversities was posed. The following were used as tools for data collection: refexions in pedagogical practice, questionnaires, learning style tests and oral evaluations before and after the implementation of the selected strategies. The adopted strategies led to a fruitful development of the rhythmic reading skills of the students in the studied sample, in which those same skills had been conditioned by individual learning styles.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationPINTO, Ana ; CASTILHO, M.L.C. (2022) - Um olhar sobre a leitura rítmica: estratégias de ensino-aprendizagem. In RAPOSO, D., ed. [et al.] - Investigação e ensino em design e música. Castelo Branco : IPCB. p. 104-113. (Convergências Research Books ; vol. III).pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/8044
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherIPCBpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectPrática de ensino supervisionadapt_PT
dc.subjectFormação musicalpt_PT
dc.subjectLeitura rítmicapt_PT
dc.subjectPedagogospt_PT
dc.subjectEstilos de aprendizagempt_PT
dc.subjectSupervised teaching practicespt_PT
dc.subjectMusical formationpt_PT
dc.subjectRhythmic readingpt_PT
dc.subjectPedagoguespt_PT
dc.subjectTeaching stylespt_PT
dc.titleUm olhar sobre a leitura rítmica : estratégias de ensino-aprendizagempt_PT
dc.title.alternativeSights of rhythmic reading : teaching-learning strategiespt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCastelo Brancopt_PT
oaire.citation.endPage113pt_PT
oaire.citation.startPage104pt_PT
oaire.citation.titleInvestigação e ensino em design e músicapt_PT
oaire.citation.volumeVol. IIIpt_PT
person.familyNameCorreia Castilho
person.givenNameLuísa
person.identifier.ciencia-idF21A-1D63-D0C6
person.identifier.orcid0000-0002-8766-9270
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationc56ef973-881b-4684-9782-1ba44880380e
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryc56ef973-881b-4684-9782-1ba44880380e

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Art. 11 Pinto.pdf
Size:
2.25 MB
Format:
Adobe Portable Document Format