dc.contributor.author | Pinto, Ana Luísa Ribeiro | |
dc.contributor.author | Castilho, M.L.C. | |
dc.date.accessioned | 2022-07-19T14:40:31Z | |
dc.date.available | 2022-07-19T14:40:31Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.description.abstract | A presente investigação incide na utilização de estratégias variadas e do conhecimento de estilos de aprendizagem, no Ensino Especializado da Música, em regime presencial e à distância. A problemática que se pretende estudar parte das difculdades de aquisição da leitura rítmica verifcadas em contexto de sala de aula, tendo, deste modo, se recorrido a uma investigação-ação. Em primeiro lugar, questionou-se se o estilo de aprendizagem individual potencia o surgimento de entraves ao desenvolvimento da competência de leitura rítmica e de que forma a implementa-ção de estratégias de ensino-aprendizagem poderão ser um recurso para colmatar estas difculda-des. Utilizaram-se como instrumentos de recolha de dados: refexões da prática pedagógica, inquéritos por questionário, testes de estilo de aprendizagem, e avaliações orais antes e após a implementação das estratégias selecionadas. As estratégias adotadas conduziram a um desenvolvimento profícuo das capacidades de leitura rítmica dos alunos da amostra em estudo, sendo estas capacidades condicionadas pelos estilos de aprendizagem individuais. | pt_PT |
dc.description.abstract | Abstract : The current investigation focuses on the usage of diferent strategies and learning styles in Music Teaching, by attendance or at a distance, throughout the COVID pandemic. The main question stems from the low rhythmic reading skills verifed in the classroom context, answered by a researchaction. Firstly, the question of if an individual learning style boosts the appearance of blockages to the development of rhythmic reading skills and in which way the implementation of teaching-learning strategies could be a resource to fght such adversities was posed. The following were used as tools for data collection: refexions in pedagogical practice, questionnaires, learning style tests and oral evaluations before and after the implementation of the selected strategies. The adopted strategies led to a fruitful development of the rhythmic reading skills of the students in the studied sample, in which those same skills had been conditioned by individual learning styles. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | PINTO, Ana ; CASTILHO, M.L.C. (2022) - Um olhar sobre a leitura rítmica: estratégias de ensino-aprendizagem. In RAPOSO, D., ed. [et al.] - Investigação e ensino em design e música. Castelo Branco : IPCB. p. 104-113. (Convergências Research Books ; vol. III). | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.11/8044 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | IPCB | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Prática de ensino supervisionada | pt_PT |
dc.subject | Formação musical | pt_PT |
dc.subject | Leitura rítmica | pt_PT |
dc.subject | Pedagogos | pt_PT |
dc.subject | Estilos de aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Supervised teaching practices | pt_PT |
dc.subject | Musical formation | pt_PT |
dc.subject | Rhythmic reading | pt_PT |
dc.subject | Pedagogues | pt_PT |
dc.subject | Teaching styles | pt_PT |
dc.title | Um olhar sobre a leitura rítmica : estratégias de ensino-aprendizagem | pt_PT |
dc.title.alternative | Sights of rhythmic reading : teaching-learning strategies | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Castelo Branco | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 113 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 104 | pt_PT |
oaire.citation.title | Investigação e ensino em design e música | pt_PT |
oaire.citation.volume | Vol. III | pt_PT |
person.familyName | Correia Castilho | |
person.givenName | Luísa | |
person.identifier.ciencia-id | F21A-1D63-D0C6 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-8766-9270 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | c56ef973-881b-4684-9782-1ba44880380e | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | c56ef973-881b-4684-9782-1ba44880380e |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1